Cotidiano

Uerr lançará edital para reconhecimento de diplomas

O reconhecimento de diploma será somente para a área de Educação e professores da rede estadual terão gratuidade. O restante pagará R$ 8 mil

No próximo mês, a Uerr (Universidade Estadual de Roraima) deve lançar o edital com o período de inscrições e os procedimentos para quem precisa ter o diploma reconhecido. Podem concorrer pessoas que cursaram pós-graduação a título de mestrado fora do país. Em Roraima, segundo o diretor de pós-graduação da Uerr, professor doutor Rildo Dias da Silva, existem aproximadamente 500 professores que cursaram mestrado em instituições estrangeiras, na área de Educação.

“Tivemos uma reunião com o colegiado do programa de Mestrado em Educação, elaboramos um edital que está para ser aprovado, acredito eu que até meados do mês de junho, e será referenciado para as inscrições de quem pleiteia reconhecimento do diploma, conquistado em universidades fora do país”, comentou. 

Após todo o processo, a Uerr terá até 180 dias para fazer o reconhecimento do diploma. “Quem cursou mestrado terá que prestar atenção nas linhas de pesquisas dentro do programa de Educação oferecido pela Uerr. Os inscritos passarão por uma comissão de avaliação que fará a análise da documentação apresentada, conforme os pré-requisitos do edital”, disse Silva. 

A Uerr cobra R$ 8 mil para fazer o reconhecimento de diploma, mas, após tratativas entre o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (Solidariedade), e o Poder Executivo, ficou definida a suplementação de recursos para que a Universidade Estadual de Roraima atenda especificamente a questão do reconhecimento de diplomas dos professores estaduais de forma gratuita.

“Esses recursos da Assembleia Legislativa são para atender os professores estaduais que estão pleiteando o reconhecimento do diploma de curso de mestrado concluído fora do Brasil. Mas, qualquer outro professor que vier à instituição, e que não esteja na lista do Estado, terá que pagar”, esclareceu Silva, informando que, por enquanto, a Uerr não tem autonomia para o reconhecimento de diploma de doutorado, porque não oferta essa modalidade.

O diretor de pós-graduação esclareceu o que ainda gera dúvidas sobre reconhecimento e revalidação de diploma. “Reconhecimento de diploma é para cursos de pós-graduação a título de doutorado e mestrado. Enquanto revalidação de diploma é para cursos de graduação”, explicou.

Silva afirmou que a Uerr está apta a fazer tanto o reconhecimento como revalidação de diplomas. “Não temos feito revalidação porque não há procura, até porque as pessoas não fazem curso superior fora do Brasil, mas é muito comum saírem do país para cursarem mestrado ou doutorado” esclareceu Silva. 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – Após tratativas entre o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (Solidariedade), e o Poder Executivo, ficou definida a suplementação de recursos para a Universidade Estadual de Roraima atender a questão do reconhecimento de diplomas. Isso foi possível depois de reuniões com a categoria de profissionais que pediu a intermediação do parlamentar, no sentido de encontrar uma solução para essa questão.