Cotidiano

Aumento das temperaturas requer cuidados específicos com a saúde

O período seco em Roraima, que inicia no mês de outubro e termina em março, é marcado por dias mais quentes e temperaturas muito elevadas. Nesta época, surgem os problemas corriqueiros da estação, como a desidratação e a intoxicação alimentar. Médicos especialistas alertam para os perigos das doenças e fazem recomendações para evitá-las.
Caracterizada pela perda excessiva de líquido e sais minerais, a desidratação é comum nesta época do ano, quando a transpiração aumenta. Conforme a médica pediatra Luciana Albuquerque, a doença potencializa outros tipos de enfermidades como a diarreia. “Com as altas temperaturas, as crianças tendem a perder liquido facilmente, ficando mais suscetíveis à diarreia e vômito”, explicou.
Conforme Luciana, a maneira mais fácil de evitar este tipo de problema, é a ingestão de água e suco de frutas, além de cuidados com a alimentação. “O consumo de frutas é algo imprescindível neste período, pois elas possuem líquido. Mas é necessário tomar alguns cuidados antes do consumo, como lavá-las, pois podem trazer consigo microrganismos, ovos de vermes, parasitas ou resíduo de agrotóxicos”, recomendou a especialista.  
Além das crianças, os idosos também se tornam mais vulneráveis nessa época do ano, pois com o envelhecimento, vários mecanismos de controle naturais do organismo se tronam menos eficientes. Assim como nas crianças, a desidratação é o problema mais comum.
Conforme a médica geriatra, Lilian Moraga, a doença pode causar prisão de ventre e cálculo renal. “Para evitar esses distúrbios, o idoso deve ingerir mais água do que a que é eliminada pelo corpo”, recomendou.
Lilian destacou que em alguns casos, o idoso necessita de auxílio para beber água. “Muitas vezes eles não percebem que estão com sede e acabam não ingerindo líquidos em quantidade suficiente para manter o organismo hidratado. Por isso é bom sempre ter alguém para ajudar nesses momentos”, observou.
Segundo ela, o indicado aos idosos é a ingestão de várias doses de liquido em menor quantidade, várias vezes ao dia. “Para o idoso não se prender somente ao consumo de água, é recomendável ainda a ingestão de suco e o consumo de frutas, pois ambos possuem líquido em grande quantidade, mas é necessário tomar cuidado com a limpeza das frutas, pois assim como as crianças, eles estão suscetíveis à intoxicação alimentar”, frisou. (I.S)