Polícia

Remídio pede apoio da bancada federal

A Câmara do Comércio Brasil/Guiana realizou na sexta-feira o segundo encontro em Georgetown, capital da Guiana, que contou com representantes do setor empresarial do país. O presidente da Câmara de Comércio Brasil/Guiana, ex-deputado federal Remídio Monai, disse que os empresários guianenses ficaram de buscar apoio do governo da Guiana para incrementar o comércio bilateral. Destacou ainda que já conseguiu avanços no Brasil e espera o apoio da bancada federal para sensibilizar o governo federal sobre o momento econômico que vive a Guiana.  

“Vivemos uma nova realidade no país e em Roraima, com novo presidente e novo governador. No parlamento estadual e federal também houve renovação, e com ela renasceu as esperanças de chegar o Linhão de Tucuruí. Roraima está caminhando para cumprir sua vocação no agronegócio e falando do meu entusiasmo com a Guiana, depois de definir a pauta da nova diretoria da Câmara de Comércio Brasil/Guiana, conquistar o apoio do governador, do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, além do consulado guianense e de receber filiações da classe empresarial dos estados de Roraima, Amapá, Rondônia, Amazonas e até de São Paulo. No entanto, estamos precisando do apoio dos parlamentares federais”, afirmou. 

Ele ressaltou que a comitiva brasileira encontrou a capital Georgetown em crescimento, com vários canteiros de obras, tanto públicas como privadas, além de dois Shopping Centers e várias franquias internacionais. 

“Para nossa satisfação, encontramos várias empresas brasileiras já instaladas, como a Odebrecht e a Petrobras. A capital Georgetown tem voos regulares com saídas para os países do Caribe, Estados Unidos e outros”, disse. 

Ele citou que a primeira missão oficial da Câmara de Comércio Brasil/Guiana começou na cidade de Lethem, onde se reuniram com a Câmara de Comércio da região. “Apresentamos nossa pauta e convidamos os empresários para somar esforços com o Brasil. Fomos bem recebidos e ficaram de motivar os demais comerciantes de Lethem que crescem numa velocidade extraordinária. A cidade conta hoje com quatro voos regulares e com aviões de vinte lugares.

A demanda vem aumentando e chega a ter dois a três voos extras quase todo dia, partes desses passageiros são de Boa Vista”, afirmou.

Diante do sucesso da missão oficial, a Câmara Brasileira confirmou que vai receber o embaixador da Guiana, George Talbot, o superintendente da Suframa, Alfredo Alexandre Menezes Júnior, entre outras autoridades, em encontro marcado para esta quarta-feira, dia 22, às 19h, no auditório do Sebrae Roraima. 

“Vamos soluções para questões cruciais ao desenvolvimento do comércio entre os dois países, como por exemplo a redução das taxas aduaneiras, seguros, tarifação e melhoria da infraestrutura logística”, disse. “Esta agenda faz parte de uma preparação para um evento oficial entre as autoridades dos dois países, previsto para os dias 11 e 12 de julho deste ano”, afirmou. 

Comitiva da ALE-RR vai acompanhar construção de estrada que liga Brasil à Guiana

O presidente da ALE-RR, Jalser Renier, anunciou que uma comitiva de deputados deverá acompanhar in loco a construção da estrada que interligará Lethen a Georgetown. Isso depois que os deputados receberam o embaixador da Guiana no Brasil, George Tabolt, na manhã desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa. 

Na reunião, os parlamentares elencaram temas como potencialidade turística, viabilidade econômica para exportação, exploração de petróleo e, o principal, a interligação do Brasil direto a Georgetown, após a conclusão da estrada.

Em 2017, o Governo brasileiro assinou um acordo de cooperação técnica com a presidência da Guiana para viabilizar o projeto de engenharia em parte da estrada que liga Lethen (fronteira com Bonfim) a Linden, última cidade antes da capital do país. 

Jalser Renier (SD) falou sobre o desenvolvimento para os dois países. “Será um salto importante, pelas tratativas que o Estado brasileiro faz com a Guiana, para que a construção dessa estrada seja feita o mais rápido possível”, afirmou.

A construção da rodovia que liga Lethen a Linden foi dividida em dois momentos, conforme explicou o embaixador da Guiana, George Tabolt. “A estrada está em curso. No lado da Guiana já começamos as obras de engenharia por um trecho que é mais ou menos 25% do total, já temos comprometido recursos para esse trecho”, depois será a fase de execução, prevista para o final do primeiro semestre de 2020.

Com a contrapartida brasileira, o projeto de engenharia dos mais de 300 quilômetros após Lethen entrará em execução. “Estamos procurando os recursos necessários para construção. Temos apenas trato para projeto de engenharia e o que faltaria seriam os recursos necessários”.

A visita à Assembleia Legislativa, disse, faz parte de uma série de encontros com representantes do Estado. “Espero contribuir com a mobilização, um esforço comum, acho que o estado de Roraima tem muito interesse no relacionamento com a Guiana”.

Participaram do encontro, além do presidente Jalser Renier, os deputados Jânio Xingu (PSB), vice-presidente; Gabriel Picanço (PRB), Tayla Peres (PRTB) e Renan Filho (PRB).

Projeto de lei sugere uso de energia solar em escolas

O deputado Eder Lourinho (PTC) apresentou à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) um projeto de lei que autoriza o aproveitamento de energia solar para diminuição de gastos em escolas estaduais.

De acordo com o parlamentar, o novo sistema aproveita o potencial energético solar e trará inúmeros benefícios à população. “Estamos sugerindo a utilização da energia solar nas escolas e outras instituições, por ser uma energia limpa e inesgotável e, principalmente, por não agredir o meio ambiente”.  

Ainda conforme a matéria, a instalação de painéis fotovoltaicos (dispositivo utilizado para converter a energia da luz do sol em energia elétrica) viabilizará a redução de custos e de impactos ambientais. “É uma medida que vai diminuir os gastos públicos e vai reduzir as contas em 50% ou mais, dependendo do investimento. O governo precisa explorar o potencial que Roraima tem para trabalhar com esse mecanismo”, ressalta o deputado.

A proposta está em tramitação nas comissões e após isso deve ser levado para votação em plenário. O deputado Eder Lourinho afirmou que já conversou com os demais deputados sobre a relevância do tema. “Acredito que, em breve, iremos aprovar esse projeto que colabora com o desenvolvimento de Roraima”, concluiu.