Em breve, quem precisar resolver algum assunto relacionado ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), vai ganhar mais uma opção de comodidade. Cartórios de registro civil de todo o país poderão oferecer serviços como pesquisa e inscrição, alteração de dados cadastrais e emitir segunda via.
A novidade é fruto de convênio firmado entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-BR) e a previsão é de que até novembro, cartórios de todo o país já ofereçam o serviço.
Em Roraima, os cartórios já trabalham para se adaptar ao novo serviço, que inclui alterar os atuais sistemas utilizados, com a inclusão da nova ferramenta. A Instrução Normativa RFB nº 1890/2019, publicada no Diário Oficial da União e que dispõe sobre o convênio, prevê a cobrança de uma taxa de R$ 7 pelo serviço. Mas os principais serviços, como a inscrição no CPF realizada na lavratura do Registro de Nascimento e cancelamento, no caso de óbito.
De acordo com o tabelião do Cartório do 1º Ofício, Joziel Loureiro, a celebração do convênio amplia a rede de atendimento para quem precisa do serviço, oferecendo mais comodidade.
“A ideia é facilitar a vida das pessoas. Em muitas localidades não há presença dos órgãos oficiais que já oferecem esses serviços, mas existe cartório. Então estaremos colocando a nossa estrutura à disposição da comunidade. Já estamos trabalhando para efetivar o atendimento em breve”, destacou.
OFÍCIOS DA CIDADANIA – Cartórios de todo o país estão aptos a celebrar convênios com órgãos públicos para a emissão de documentos como Registro Geral (RG), Passaporte, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, entre outros, graças a Lei Federal nº 13.484/17 reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em Roraima, os Cartórios já vinham se preparando para essa nova realidade, desde que a lei foi aprovada no Congresso Nacional em 2017. “A ideia é aproveitar a presença dos cartórios nos diversos municípios aqui do Estado, com estruturas já montadas e sem custos para outras instituições, ampliando o leque de serviços públicos oferecidos. Qualquer pessoa poderá tirar um documento sem precisar vir até a capital. E em Boa Vista, teremos a maior oferta dos serviços, uma vez que serão descentralizados” explicou Joziel Loureiro.
A vantagem será a descentralização e desburocratização, oferecendo mais agilidade e rapidez para quem precisa dos serviços. “A novidade vem para facilitar a vida das pessoas, principalmente de quem está no interior, que terão acesso a serviços diversos, com a mesma segurança, validade jurídica, com mais conforto e agilidade, destacou Loureiro”
Vale ressaltar que para poder disponibilizar os atendimentos, será necessário que os cartórios firmem convênios com os órgãos públicos responsáveis por cada serviço, que devem ainda, ser submetidos à homologação do Poder Judiciário e do Conselho Nacional de Justiça.