Cotidiano

Inverno derruba estoque de bolsas de sangue do Hemoraima

De acordo com a direção do Centro, todas as tipagens sanguíneas estão em quantidade crítica, em razão do baixo comparecimento de doadores nesta época do ano

A única unidade coletora de sangue humano do Estado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), está com o seu estoque em situação crítica. A razão da queda no número de bolsas, segundo a direção do Centro, é o baixo comparecimento de doadores nesta época do ano.

“Atualmente todas as tipagens sanguíneas do Hemoraima estão baixas e isso se deve ao período de inverno. Como a maioria dos dias amanhece chovendo, os doadores acabam não comparecendo ao Centro para fazer a doação. Isso ocorre tanto inverno, quanto nas férias”, afirmou o gerente de captação de sangue do Hemoraima, Isaías Magalhães.

À FolhaWeb, Magalhães contou que em períodos normais, o Centro realiza a captação de aproximadamente 50 bolsas de sangue por dia. Hoje esse número caiu para menos da metade, cerca de 20 bolsas.

“Só para você ter uma ideia, hoje temos apenas 50 bolsas de O+ no nosso estoque de sangue. Em período normal, são de 200 a 300 bolsas. Levando em consideração que é o tipo mais comum, essa baixa quantidade nos preocupa, pois a demanda por sangue é sempre alta”, comentou.

O gerente de captação de sangue do Hemoraima pede que a população não deixe de comparecer ao órgão, uma vez que as bolsas coletadas são vitais para salvar vidas. “A gente pede que os doadores não deixem de comparecer ao Centro, pois atendemos a todas as unidades do Estado e ninguém sabe o que pode acontecer no dia de amanhã”, completou.  

CONDIÇÕES – Para se tornar um doador, o interessado deve gozar de boa saúde, ter entre 16 até no máximo 60 anos, e possuir no mínimo 50 quilos. O dia da coleta, ele deve estar devidamente alimentado, ter dormido bem e não ter ingerido bebida alcoólica horas antes da doação.

“Esse doador comparece até o Centro, munido de um documento de identificação com foto. Os demais critérios serão analisados na hora pelo responsável pela captação da bolsa de sangue”, ressaltou Isaias Magalhães.

Vale lembrar ainda que no caso de candidatos com idade entre de 16 e 17 anos, é necessária a apresentação de autorização dos pais ou do representante legal.

O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 18h. Em alguns feriados, o Centro abre por meio de solicitação junto à direção do órgão.