Mesmo com pouco combustível e forte sinusite, o piloto roraimense Rafael Lucena terminou a segunda etapa da Copa VB Fiamoncini na 18ª colocação. A prova, que reuniu mais de 30 pilotos na manhã do último sábado, 14, no Ferrari Kart, em Brasília, foi vencida por Cesar Aidar.
A corrida teve largada por volta das 10 horas, sob tempo fechado, mas sem chuva. Apesar do clima favorável, a situação do piloto roraimense preocupava. Lucena sofrera com uma forte crise de sinusite que o deixou sem dormir na noite anterior, o que fez ele chegar ao Ferrari Kart com muita dor de cabeça e sem sentir-se bem fisicamente.
“Infelizmente isso me prejudicou muito, a ponto de pensar em desistir da corrida. Me mediquei logo cedo e na tomada de tempo ainda estava passando muito mal, tanto que preferi não forçar muito e fazer uma volta lançada apenas no treino”, disse.
Com o início da prova, Rafael Lucena, logo na primeira volta, ultrapassou seis pilotos. Até a metade da corrida, o piloto manteve um rendimento constante, conseguiu escapar de acidentes, fez ótimas ultrapassagens e chegou a estar entre os 15 primeiros.
Foi então que ele percebeu que o combustível não seria suficiente para terminar a corrida. “Tirei o pé literalmente. Eu estava fazendo voltas na casa de 55 segundos e passei a rodar então na casa de 59. Em treinos em semanas anteriores, sabia que isso podia acontecer, mas o consumo do combustível foi mais alto do que o esperado”, explicou.
Com o término da prova se aproximando e o risco de uma pane seca (falta de combustível durante a prova) prejudicar sua atuação, Rafael Lucena parou por cerca de dois minutos nos boxes. Depois da parada, foi “ajudado” com o abandono de vários pilotos por pane seca e ganhou mais três posições na pista, conquistando um ótimo 18º lugar.
“Avalio que a corrida foi boa, fiz voltas constantes, disputei posições e consegui terminar a corrida”, ressaltou Rafael Lucena, que terminou em 12º na primeira etapa.
A próxima etapa da Copa VB Fiamoncini será dia 11 de abril. O piloto ainda deve estrear na Copa Brasília de Kart Endurance, – um campeonato realizado em oito etapas, com duração de 2h20min cada.
“Eu planejei correr esse campeonato este ano, que conta pilotos de ótimo nível. O custo é alto, já não estava com tanta expectativa, mas recebi um convite para fazer dupla com um piloto e no decorrer da semana devo acertar isso”, disse.
LIGA AMADORA DE KART DO DISTRITO FEDERAL – Também no último sábado, o piloto roraimense disputou a segunda etapa da Liga de Kart Amador do Distrito Federal. Ele largou do 16º lugar, fez ótimas ultrapassagens e terminou na 4ª posição. Na classificação, Rafael Lucena ocupa o 2º lugar, com 39 pontos.
Esporte
Rafael Lucena chega em 18º na 2ª etapa
Pouco combustível e forte sinusite prejudicou o piloto roraimense durante a prova. No mesmo dia, ele participou de uma liga amadora, e terminou em 4º