Cotidiano

Projeto em Normandia atrai interesse de agricultores do Amapá

Polo do cajueiro receberá representantes do estado para conhecer implantação do projeto 

O incentivo à agricultura familiar em Roraima tem sinalizado os primeiros frutos resultantes de projetos que apoiam o pequeno médio e grande agricultor. Em Normandia, o Polo do Cajueiro, projeto implantado neste ano e que beneficia diretamente 57 produtores, atraiu representantes da agricultura do Amapá que querem conhecer no dia 1 de junho o projeto de perto, assim como participar do Fórum de agricultura Familiar de Roraima, com objetivo de formar parcerias e conhecer metodologias  de trabalhos que possam ser aplicadas em solos do estado do Amapá.

A Embrapa disponibilizou para a prefeitura de Normandia cerca de 12 mil sementes variadas de caju que foram plantadas nos viveiros do município de Normandia, 6 mil mudas foram enxertadas e plantadas em campos de até 50 hectares. Objetivo é ter o caju como cultura principal da agricultura na região para depois criar oportunidades de plantação da melancia, melão, abóbora e batata-doce.

João Menezes, agricultor e membro da diretoria do Polo do Cajueiro, explica que o projeto traz esperança de melhoria de vida para os agricultores de Normandia. “A expectativa é que dentro de um ano as primeiras produções de polpa, cajuína e castanhas já estejam disponíveis para venda. Cada família inscrita no projeto, é responsável por 1 hectare com 208 plantas” explicou

Para Charliel Correia, Secretário da agricultura de Normandia, a visita da comitiva do Amapá ao município, traz prestígio ao projeto recém aplicado.

“Normandia possui condições favoráveis de solo e clima para plantação do caju. Por meio da troca de informações das Unidades da Embrapa, o Amapá sinalizou interesse para futura implantação do projeto por lá e isso traz muito orgulho para nós. As parcerias, além de importantes, são um sinal que estamos no caminho certo para o desenvolvimento da agricultura local”.

Fórum de agricultura Familiar de Roraima 

O fórum que discute demandas na produção da agricultura familiar, presente em todos os municípios do estado, promoveu encontro com participação de representantes da agricultura do Amapá, que ao tomarem conhecimento do projeto Polo do Cajueiro, despertaram interesse em aplicá-lo utilizando metodologias discutidas no evento. O Fórum ocorreu na última sexta-feira, 31 na escola Agrícola da Universidade Federal de Roraima, campus Murupú.

O coordenador e Chefe Geral da Embrapa de Roraima, Otoniel Duarte, falou sobre a importância do evento que objetivou conhecer a realidade da agricultura na região para desenvolver pesquisas que tenham impacto social e econômico.

“O fórum traz o agricultor como personagem principal das ações em projetos como polo do cajueiro. Nas conversas, é possível explicar como as pessoas trabalham e como estão as ações de desenvolvimento dos projetos, nascidos dentro desses fóruns, podem promover uma inter-relação para desenvolvimento das unidades da Embrapa resultando no desenvolvimento do nosso agronegócio”