A redução para 3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis usados em aeronaves em Roraima foi autorizada por meio do decreto Nº 26.893-E que alterou o de Nº 24.852-E pelo governador Antonio Denarium e pode fazer com que as companhias áreas tenham interesse em aumentar as ofertas de voos e reduzir o preço das passagens no estado. Mas tudo depende de acordos com as empresas aéreas, que agora são o foco da gestão.
De acordo com Bruno de Brito, diretor do Departamento de turismo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), a estratégia é solicitar ofertas de novos voos com destinos nacionais e até internacionais Ele explicou que as empresas aéreas podem direcionar mais rotas para Roraima, já que o estado será local com combustível barato.
“Roraima possui localização favorável e vai compensar paradas em nosso aeroporto para abastecimento de aeronaves. Estamos próximo de áreas de interesse tanto do turismo quanto de exportação de cargas, como Caribe, Estados Unidos e países da Europa. Por conta deste contexto, o estado ganhará estruturas para voos internacionais e para atrair pessoas para nossa região. Essa ação do Governo do Estado aumenta a integração do Brasil com outros estados e países”, explicou.
A reportagem da Folha procurou a Associação Brasileira de Empresas Aéreas para falar sobre a possibilidade de redução de tarifas e aumento de rotas e, por meio de nota, a entidade explicou que as tarifas aeroportuárias e a redução do ICMS em combustível para voos domésticos sinaliza interesse do governo em gerar perspectivas de crescimento para o estado, já que pode atrair as companhias e aumentar rotas para Roraima.
(Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
Economista avalia que redução nas passagens traz desenvolvimento ao setor
Conforme avaliação feita pelo economista Dorcilio Erick, a ação do governo de Roraima em assinar decreto que possibilita negociação interna de combustível mais barato para as aeronaves que abastecem no aeroporto da capital trará desenvolvimento econômico para a região, já que o estado ficará atrativo para o setor de turismo, por exemplo.
“É um efeito em cascata que acredito que o governo esteja visando. Ao reduzir o custo do combustível é forçada a redução no preço das passagens, uma vez que essas empresas terão tarifas menores em taxas, e Roraima ficará mais atrativo para o turismo, o que consequentemente movimenta hotéis, restaurantes e transportes gerando crescimento em vários segmentos da nossa economia”
De acordo com informações da Associação Brasileira de Agências de Turismo em Roraima (ABAV-RR), Roraima possui grande potencial de turismo, mas o preço das passagens aéreas dificulta maior interesse de visitação das pessoas que moram em lugares distantes.
Empresas áreas demonstram interesse nas mudanças em voos para Boa Vista
As empresas áreas que já atuam na oferta de voos domésticos para Roraima já sinalizam interesse nas mudanças em decorrência do abastecimento mais barato dos aviões. A reportagem, em contato com as três companhias – Latam, Gol e Azul –, recebeu informações que é de interesse de todas em medidas que contribuam para o melhor desempenho dos serviços para o estado.
Conforme nota da Gol Linhas áreas, a redução do ICMS no querosene de aviação possibilita implementação de novos voos, além de ampliar ofertas que beneficiem os clientes. A empresa Azul Linhas Áreas Brasileiras está aberta às novas avaliações de voos. Já a LATAM Airlines acompanha atentamente as necessidades dos clientes para ampliar e adequar as operações em Roraima e informou que quando ocorrerem as mudanças, a população será imediatamente informada. A respeito dos preços de passagens, a companhia informou que o setor aéreo trabalha com o sistema de precificação dinâmica, que considera diversos fatores para que ocorram mudanças nas tarifas, portanto preços mais atrativos ao consumidor serão avaliados conforme época do ano, tempo de viagem, data e conexões.