Abastecimento de água, drenagem, pavimentação, iluminação pública, meio-fio, calçada e tratamento de esgoto. Essas são áreas a serem contempladas pelo projeto de revitalização do Distrito Industrial Governador Aquilino da Mota Duarte. O local, cujo projeto foi apresentado no último sábado (1º) pelo governador Antonio Denarium, conta com 143 empresas cadastradas, mas somente 83 estão funcionando.
O projeto de revitalização beneficiará 30 quilômetros de vias, com investimento previsto de R$ 128,8 milhões. O projeto executivo tem prazo de seis meses para execução e o tempo previsto para realização da obra é de 24 meses. Com execução em quatro etapas, o projeto prevê revitalização e urbanização do complexo industrial.
A primeira etapa contempla implantação de rede de água, esgoto e drenagem. Em seguida, serão realizados serviços de urbanização, com pavimentação, construção de meio-fio e de calçada. A terceira fase da obra inclui iluminação e construção do pátio de manobras, com capacidade para atender até 80 caminhões. Outra parte é a implantação de uma praça, às margens da lagoa localizada no Distrito Industrial, criando um espaço de lazer.
O secretário estadual de Planejamento, Marco Jorge Lima, em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha FM 100.3, nesse domingo, esclareceu que no ano passado a bancada federal de Roraima apresentou emendas ao orçamento, mas que estão contingenciadas pelo Governo Federal. “Agora está sendo feito um trabalho conjunto entre governo do estado, classe empresarial e bancada federal para que essa verba seja liberada pelo governo federal”, afirmou.
Segundo ele, os recursos sendo liberados terão início os trabalhos de revitalização. “Cabe ressaltar que o projeto de revitalização está inserido no Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia, quando o governador participou da reunião do Conselho Deliberativo da Sudam e apresentou ao conselho como prioridade do governo federal para os próximos anos, bem como a manutenção e construção de BRs, projetos estratégicos para o estado. O distrito foi priorizado e com certeza será objeto de trabalho e dedicação da nossa bancada”, disse Lima.
O secretário de Planejamento comentou que a revitalização do espaço é fundamental para o desenvolvimento da economia do Estado. “No distrito trabalham empresários que acreditam no potencial de Roraima, que geram emprego e renda. Esse trabalho vai contribuir pra melhoria do ambiente de negócios, para o desenvolvimento de quem já está aqui e das novas empresas que serão implantadas”, finalizou.