Política

Guiana vira esperança de negócios para empreendedores

A Assembleia Legislativa pretende disponibilizar cursos de inglês e montar balcão de informações para auxiliar empresários sobre investimentos na Guiana

A produção de petróleo pela Guiana, a partir de janeiro do ano que vem, está fazendo esse país se tornar a menina dos olhos para Roraima. Isso porque inúmeras são as oportunidades de negócios que poderão surgir para empresários e profissionais, o que resultará no aquecimento da economia local. Sobre esse assunto, o deputado Jânio Xingu (PSB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, falou durante entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha FM 100.3, nesse domingo (2), apresentado pelo economista Getúlio Cruz.

“Temos que acompanhar de perto e nos fazermos presentes nesse crescimento da Guiana que, com certeza, se tornará um dos países mais ricos do continente em se tratando de produção de petróleo. É tão impressionante a descoberta de petróleo em águas profundas na Guiana que, quando o normal é se furar dez poços para encontrar petróleo em dois poços, lá [na Guiana] em 18 poços furados foi encontrado petróleo em 13 poços. Por ai já se imagina a potência que será esse país”, ressaltou Jânio Xingu.

Na última semana do mês passado, o parlamentar e outros cinco deputados, Lenir Rodrigues (PPS), Ione Pedroso (Solidariedade), Tayla Peres (PRTB), Nilton do Sindpol (Patriota) e Chico Mozart (PRP), estiveram na Guiana, onde participaram de reuniões com o embaixador do Brasil naquele país, Lineu de Paula, e com o embaixador-geral da Guiana no Brasil, George Talbot, além de empresários guianeses e brasileiros que vivem do garimpo naquele país.

“Estamos na maior expectativa, embora existam alguns entraves para que os investimentos brasileiros sejam feitos junto ao país guianense, como a pavimentação de um trecho de um pouco mais de 400 quilômetros da estrada Lethem-Linden, na Guiana, que irá favorecer a interligação entre os dois países. Essa questão tem que ser a prioridade, pois favorecerá o comércio, o turismo e escoamento da produção da região Norte do Brasil, principalmente Amazonas e Roraima, para o Caribe e mercados norte-americano, asiático e europeu”, disse o deputado.

BALCÃO – Durante a entrevista, Jânio Xingu anunciou que para Roraima acompanhar e fazer parte desse processo de crescimento econômico da Guiana é preciso também vencer a barreira da língua estrangeira. 

Para tanto, a Assembleia Legislativa pretende disponibilizar mais cursos de inglês na Escola do Legislativo, bem como irá montar um espaço, tipo um balcão de informações, para auxiliar os empresários sobre as oportunidades de investimentos na Guiana. 

GUIANA – Atualmente a Guiana possui 782 mil habitantes, sendo que 335 mil moram na capital Georgetown, uma cidade que deverá passar por transformações profundas. 

De acordo com projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Guiana será um dos países do mundo que mais crescerá nos próximos três anos. 

Segundo o governo guianense, o faturamento com a produção de petróleo deve chegar a US$ 20 bilhões (R$ 75 bilhões) por ano, segundo o Governo. 

Para 2020, o crescimento será de 29,8%, e de 22,1% em 2021. Para 2025, é esperado que o país tenha uma produção de 750 barris por dia, segundo uma estimativa da Exxon Mobil, empresa multinacional norte-americana de petróleo e gás, responsável pela exploração de petróleo