O Ministério da Saúde (MS) autorizou em todo o país vacinação com a gripe para toda a população. A campanha para o público prioritário foi encerrada na última sexta-feira, dia 31 de maio. Com isso, qualquer pessoa poderá comparecer a um posto de saúde para se imunizar.
Segundo o MS, quase 80% do público prioritário, que inclui crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas com até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; indígenas; idosos; professores; profissionais da segurança pública; pessoas com algum tipo de doença grave; adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, já se imunizaram contra o vírus da Influenza. Isso equivale a 47,5 milhões de pessoas.
Ainda segundo o órgão, apenas seis estados atingiram a meta de 90%, sendo eles Amazonas (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%).
Com relação a Roraima, até a última quarta-feira, dia 29 de maio, o estado havia alcançado o 79,67% do seu público-alvo, o que equivale a 154.328 doses aplicadas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Já os estados com as coberturas mais baixas são Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%).
O Ministério da Saúde ressalta ainda que a vacina é e continuará sendo a maneira mais eficaz de prevenir a doença, sendo importante que a população busca os postos de saúde para se imunizar.