Casos de má aplicação dos recursos locais e nacionais nos últimos anos despertaram o interesse da população para o tema que se tornou comum nas rodas de conversa. E como combater esses atos? Tem como prevenir o desperdício do recurso público?
A trajetória do Observatório Social de Maringá prova que é possível e um grupo de mobilizadores da sociedade civil quer implantar organização semelhante em Roraima.
A presidente do OSM, Giuliana Lenza, vem visitar Roraima esta semana para dar os primeiros passos na implantação de um Observatório Social e apresentar os casos de sucesso do controle social da gestão pública no Brasil e as oportunidades que se abrem para o desenvolvimento de Roraima, mediante o protagonismo da sociedade civil.
“Eu acredito que nós conseguimos, com esse exemplo e com os resultados que a gente tem conseguido demonstrar ao longo de tantos anos de trabalho, estimular e inspirar novas iniciativas. É uma grande honra para nós participar desse momento tão importante que é o da criação de um Observatório Social em Roraima”, disse.
O evento, que é aberto ao público em geral, será realizado nesta quarta-feira dia 5 de junho, a partir das 16 horas, no auditório do Boa Vista Eco Hotel (Avenida Glaycon de Paiva, 1240, Mecejana). “Acredito que a gente pode sim contribuir, com a nossa experiência, com a formação de procedimentos, inspiração de pessoas e motivação para participação. Nesse sentido, vamos levar os nossos dados, as nossas informações para conhecimento de todos os cidadãos”, concluiu Giuliana.