O envio de mensagens pelo celular sem a necessidade do acesso a internet pode ser um grande trunfo de marketing para empresas de diferentes portes. Embora já existam outros aplicativos de mensagens mais difundidos para a comunicação entre pessoas próximas, como familiares e amigos, o SMS continua sendo extremamente eficaz para divulgar promoções e fidelizar clientes.
As campanhas feitas por SMS marketing, no entanto, precisam ser extremamente assertivas e não intrusivas. Isso quer dizer que aquelas mensagens repetitivas de cobrança não possuem mais lugar na atual dinâmica de consumo do usuário. Entretanto, o método é poderoso, tanto que empresas nativas digitais e com foco em soluções inovadoras usam o marketing por meio dessas mensagens para enviar cupons e anunciar promoções aos usuários.
Um artigo publicado na Convince & Convert descobriu que mais de 90% das mensagens de SMS são lidas em até 3 minutos. Além disso, a taxa de abertura dessas mensagens é de 98%, o que demonstra a efetividade desse tipo de comunicação. A empresa que optar por essas campanhas de marketing também poderão aproveitar o imediatismo ao seu favor: um usuário comum toca no celular, em média, 2.617 vezes ao dia, de acordo com um estudo americano lançado em 16 de junho de 2016.
O custo também é infinitamente menor do que peças publicitárias em outros meios. Embora o SMS já permita o envio de mensagens com imagens e vídeos, o mais comum é utilizar um texto bem escrito, conciso e atraente, que chama a atenção do usuário para as promoções ou ações de marketing. O resultado da ação também é mensurável, com informações sobre a taxa de entrega das mensagens, abertura, porcentagem de usuários que realizaram a ação determinada sugerida (conversão) e número de pessoas que cancelaram os envios.
Legislação brasileira
Os resultados positivos só serão colhidos caso a comunicação respeite algumas regras, inclusive definidas pela legislação brasileira. A regulamentação foi necessária devido ao alto número de reclamações de consumidores que recebiam muito spam por SMS, inclusive das próprias operadoras que os atendiam. As normas gerais foram definidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 2012.
De acordo com o texto aprovado, o consumidor tem o direito de decidir se deseja receber mensagens de marketing (ação conhecida como opt-in), ou se não quer receber esse tipo de comunicação (opt-out). A empresa também é obrigada a disponibilizar uma opção de descadastramento, para que o cliente consiga cancelar esses recebimentos. Quem não respeitar as normas pode receber multas de R$450 a R$6,5 milhões, dependendo do caso. Portanto, é importante seguir a risca essa regulamentação.