Disponibilizados há quase um mês, os Ecopontos (coletores de pilhas e baterias) instalados nos prédios do Poder Judiciário de Roraima passaram pela primeira coleta geral, que reuniu 1.389 pilhas e 22 baterias. O material foi recolhido e encaminhado para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que deverá realizar a destinação correta dos itens. A entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira, 26 de junho.
Pilhas e baterias possuem na composição metais pesados, e com isso carregam o perigo de contaminação do solo e lençol freático, não podendo ser descartados de qualquer jeito no lixo comum depois que perdem a utilidade.
Segundo informações obtidas na Secretaria do Meio Ambiente, todo o material arrecadado será enviado para a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) para que o descarte seja realizado conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Apesar de estarem presentes no dia a dia de grande parte da população mundial, muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre o perigo do descarte inadequado desse material; bem como, o mal que as substâncias que compõem os produtos podem causar quando manipuladas de forma indevida.
A campanha será permanente e, segundo a subsecretária de Planejamento e Gestão de Projetos, Erika Horta, esta primeira coleta, que ultrapassou os 1.400 itens, deve-se à sensibilização, por meio das campanhas que o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) iniciou na Semana do Meio Ambiente. “Os Ecopontos seguem funcionando; o trabalho não vai parar e a cada três meses será feita a coleta geral”, informou.
Veja onde estão localizados os Ecopontos:
PALÁCIO DA JUSTIÇA – Praça do Centro Cívico, 296 – Centro;
FÓRUM ADVOGADO SOBRAL PINTO – Praça do Centro Cívico, 666 – Centro;
FÓRUM CRIMINAL MINISTRO EVANDRO LINS E SILVA – Avenida Cabo PM José Tabira de Alencar Macedo, 602 – Bairro Caranã;