Polícia

Quatro são presos no Dia Mundial de Combate às Drogas

Nas primeiras horas da manhã dessa quarta-feira, 26, resultou no cumprimento de mandados de prisão temporária de quatro indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas. Somente em junho, o Departamento de Narcóticos (Denarc) e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) apreenderam 31 quilos de drogas.

A operação desencadeada faz referência ao Dia Mundial de Combate às Drogas e ainda contou com o apoio do GRT (Grupo de Resposta Tática), GRI (Grupo de Resposta Imediata), ambos da Polícia Civil. Cães farejadores da própria DRE e das Polícias Rodoviária Federal e Militar foram empregados nas ações.

Pensando no desdobramento das prisões, a identidade dos presos não foi revelada, considerando que outros indivíduos devem ser presos nos próximos dias. Além dos mandados de prisão, também havia quatro mandados de busca e apreensão sendo cumpridos nos bairros Raiar do Sol, São Vicente, Tancredo Neves e Professora Araceli Souto Maior.

Uma mulher também foi presa em flagrante durante a ação policial. Ela já era alvo da investigação e estava em posse de drogas e dinheiro. De acordo com o titular da DRE, Leonardo Barroncas, a ação faz parte de uma investigação que iniciou em 2018. No decorrer das investigações, várias pessoas foram presas em flagrantes e uma quantidade vultosa de drogas foi apreendida.

“A operação de hoje foi um sucesso. Cumprimos todos os mandados de prisão que já tínhamos obtido com ajuda das investigações que já se estendiam por dias. O resultado pode ser visto pela população, pois temos mostrado o excelente trabalho desempenhado pelas equipes da DRE e do DENARC, em parceria com todos os agentes da segurança, de enfrentamento à criminalidade em Roraima”, salientou Barroncas.

Conforme a Diretor do Denarc, delegado Fernando Olegário, há uma diretriz do delegado geral para fortalecer o combate às drogas em Roraima e o mês de junho foi um dos melhores meses para história recente da Polícia Civil. “Somente nesse mês, mais de 30 quilos de drogas foram apreendidas, além da apreensão de armas de fogo, bens e de uma quantia vultosa de dinheiro”, frisou o diretor.

Após os procedimentos policiais, os envolvidos passaram por exames de corpo de delito e foram encaminhados ao sistema prisional.

COMBATE A CRIMINALIDADE – O delegado Geral de Polícia, Herbert de Amorim Cardoso, ressaltou que a Polícia Civil vem endurecendo as ações de combate às drogas em Roraima. Ele observou que a ONU (Organizações das Nações Unidas) declarou esta semana como sendo a de Combate Mundial ao tráfico e uso de entorpecentes e o álcool e pediu a participação da sociedade no combate às drogas.

“O uso de drogas contribui para que outros crimes sejam praticados como furtos, roubos, estupros, assassinatos e outros. Então é de extrema importância que a família esteja presente na vida de seus filhos, orientando-os, de forma que eles não sejam captados por traficantes. O uso de drogas pelos jovens traz sérias consequências à sociedade, com muita dor e destruição, sendo de extrema importância que a família esteja atenta e nos ajude no enfrentamento às drogas, pois a prevenção é o primeiro passo para o combate de forma qualificada e eficiente”, disse Amorim.

BALANÇO DO MÊS – Neste mês foram formalizados quatro Autos de Prisão em Flagrante (APF’s) que resultaram na prisão de 11 pessoas, sendo cinco mulheres e seis homens. Foram cumpridos quatro mandados de prisão, sendo em desfavor de dois homens e de duas mulheres. As ações apreenderam em junho 31 quilos de drogas, sendo 30,9 quilos de pasta base de cocaína e 113,6 gramas de maconha. Também foram apreendidos R$ 17.723,00 em espécie, dois revólveres calibre 38, três motocicletas, oito aparelhos de telefone celular e duas balanças de precisão. (J.B)