Cotidiano

Situação de emergência em RR é reconhecida

Defesa Civil Nacional confirmou a situação de emergência decretada nos municípios roraimenses do Alto Alegre, Mucajaí, Amajari e Iracema

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, reconheceu ontem a situação de emergência em decorrência de estiagem nas cidades de Alto Alegre, Mucajaí (ambos a Centro-Oeste do Estado) Amajari (Norte) e Iracema (Centro-Sul), todas em Roraima. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 18. O Governo de Roraima não quis se pronunciar ontem a respeito alegando que iria convocar entrevista coletiva com a imprensa somente hoje.
Com o reconhecimento, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.
Para solicitar tais recursos, o município deve mandar um plano detalhado de resposta indicando qual é a necessidade para o repasse. Conforme o ministério, é importante o município ter aderido ao cartão de pagamento de defesa civil, forma exclusiva de repasse de verbas, e que pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência.
DECRETO – O decreto do Governo do Estado reconhecendo a situação de emergência nos municípios de Mucajaí, Iracema, Alto Alegre e Amajari devido ao clima seco foi publicado no dia 13 de fevereiro. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fizeram um levantamento nesses municípios e constataram a falta de água para o consumo animal e, em alguns locais, como no Amajari, havia a escassez de água para o consumo humano. Nessa região estão localizadas várias comunidades indígenas.
Entre as medidas adotadas pelo governo estavam as ações feitas pela Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), que estava realizando a contratação de empresas destinadas a auxiliar na construção dos poços e na locação de carros-pipa para fornecer água potável.
Os incêndios também são outro problema ocasionado pela forte estiagem neste período do ano. As previsões meteorológicas indicam chuvas somente no final de abril. Os agricultores foram orientados a somente fazerem queimadas controladas dentro do calendário de atendimento feito pelo Comitê de Combate a Queimadas.