O relatório que aponta a situação das unidades de saúde nos 15 municípios do Estado, incluindo a Capital, foi apresentado e aprovado por unanimidade dos conselheiros presentes à sessão de ontem do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em entrevista à Folha, o presidente do TCE e relator da auditoria, conselheiro Henrique Manoel Fernandes Machado, classificou o setor de saúde em Roraima como “situação caótica”.
“O relatório aponta a real situação levantada pelo Tribunal no setor de saúde, tanto nos municípios do interior quanto de Boa Vista e do Estado”, disse. “Os municípios do interior não atendem à demanda e estão em situação precaríssima e, no geral, a situação da saúde em Roraima é caótica”. Ele explicou que o trabalho de auditoria faz parte do programa do Tribunal de Contas da União (TCU), que avalia a situação da saúde no Brasil. Entre os maiores problemas apontados em Roraima estão a estrutura física das unidades de saúde e a falta de material e de remédios.
“Todos os Tribunais de Contas do Brasil estão fazendo esses levantamentos em seus estados para saber a situação da área de saúde em cada unidade da federação e em Roraima a situação é caótica”, frisou o conselheiro. Depois de aprovado o relatório em plenário, o presidente informou que vai enviar a peça para o TCU, que juntará aos relatórios dos demais estados em um documento único que será encaminhado à Presidência da República. O TCE também enviará o relatório local para a governadora Suely Campos (PP).
Machado ressaltou que o TCU vai condensar todas as informações em um documento e que será enviado para a Presidência da República para subsidiar a saúde de todo Brasil. “O TCU vai enviar o relatório consolidado para a presidente Dilma Rousseff para que possa ver a real situação da saúde brasileira. A intenção é ajudar para que aconteçam melhorias no setor”, disse. (R.R)
Cotidiano
TCE classifica saúde em RR como caótica
Relatório inclui a situação da saúde pública nos 15 municípios, atividade esta que está sendo conduzida pelo Tribunal de Contas da União