O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje que começará a aplicar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio digital em 2020. A aplicação, segundo o órgão, vai acontecer em modelo piloto: a prova será oferecida de forma opcional a 50 mil alunos de 15 estados brasileiros no ano que vem e atingirá 100% das provas em 2026. Roraima, no entanto, não faz parte dessa lista.
A assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explicou a Folha Web que a inclusão de outros estados, incluindo Roraima, será feita de forma gradual. Neste primeiro momento, por se tratar de uma prova piloto, a escolha dos estados foi feita de maneira aleatória.
O Enem digital será aplicado nos dias 11 e 18 de outubro de 2020. Já a prova tradicional, em papel, será realizada nos dias 1 e 8 de novembro do ano que vem. O custo estimado para o modelo piloto é de R$20 milhões.
Já a realização do Enem tradicional, segundo o Inep, custa em torno de R$500 milhões para todos os participantes. Segundo o Inep, a transformação da aplicação do Enem em papel para o meio digital será progressiva até 2026.
A prova de 2019 já está na gráfica para impressão, segundo divulgado ontem pelo Inep.