A sala de espetáculos do Teatro Municipal de Boa Vista recebe mais uma edição do projeto Ciclo das Quintas, uma parceria da Prefeitura com o Instituto Boa Vista de Música (IBVM).
O concerto terá como destaque o Coro Sinfônico da Universidade de 120 vozes, com a participação especial do Maestro Luciano Camargo à frente da regência, se apresentando com a Orquestra de Câmara do Instituto Boa Vista de Música (IBVM). A apresentação ocorre hoje (04) a partir das 19h30 na sala Roraimeira.
Antonio Lucio Vivaldi foi um grande compositor e músico do estilo barroco tardio oriundo da República de Veneza, atual Itália.] Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É conhecido do grande público principalmente por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni (“As Quatro Estações”).
Biografia
Filho de Giovanni Battista Vivaldi e Camilla Calicchio, Antonio Vivaldi era o mais velho de sete irmãos. Seu pai, um barbeiro, mas também um talentoso violinista, depois de iniciá-lo na música, matriculou-o, ainda pequeno, na Capela Ducal de São Marcos, para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais, e foi também responsável pela sua admissão na orquestra da Basílica de São Marcos, onde Antonio Vivaldi despontou como o maior violinista do seu tempo.
Curiosidade
Em 1703, Vivaldi foi ordenado padre. Segundo alguns rumores, ele chegou a ser excomungado após abandonar uma missa no momento da eucarístia para anotar uma melodia que lhe ocorreu durante a cerimônia, mas nada foi confirmado oficialmente. Vivaldi, tal como muitos outros compositores da época, terminou sua vida na pobreza. As suas composições já não eram particularmente apreciadas em Veneza. O corpo do compositor encontra-se sepultado na Universidade Tecnológica de Viena.
Serviço
Ciclo das Quintas – “Os Quatro Violinos de Vivaldi”
Data: 04 de julho
Hora: a partir das 19h30
Local: Teatro Municipal de Boa Vista
Entrada franca