Polícia

Advogado agride estudante por suposto furto de notebook

Registrado no 2º DP, o caso ocorreu na tarde de sexta-feira, dia 27, na biblioteca do Campus Paricarana.

*MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 12h11 DESTE DOMINGO, 28

Uma confusão envolvendo um advogado e um estudante universitário foi parar na delegacia na tarde de ontem, dia 26. O caso vem repercutindo em redes sociais e aplicativos de mensagens após a circulação de um vídeo onde o homem aparece agredido o rapaz imobilizado.

A agressão ocorreu dentro da biblioteca da Universidade Federal de Roraima (UFRR), local que é utilizado tanto pelos acadêmicos quanto por pessoas da comunidade e de fora dela. A confusão, segundo a Coordenadoria de Comunicação (Coordcom) da instituição, foi acompanhada pela diretora do local.

“A discordância teria sido encerrada pela atuação da Coordenação de Segurança [Do Campus], que, posteriormente, acionou a Guarda Municipal, a qual acompanhou as partes envolvidas até a delegacia, para que as devidas providências legais fossem tomadas”, destacou nota da Coordcom.

A reportagem conversou com o advogado envolvido na confusão. Ele informou que não é aluno da universidade e que utiliza o local apenas como preparatório para concurso público.

No dia do ocorrido, ele contou que havia chegado à biblioteca das 8 horas, ficando em uma das cabines do local. Por volta das 10h30, o mesmo precisou se ausentar por alguns minutos para tratar de assuntos bancários, pedindo para que uma amiga ficasse responsável por monitorar seus bens.

“Essa minha amiga me relatou que precisou ir ao banheiro, e que quando retornou a minha bolsa já não estava na cabine. Em seguida, ela me ligou perguntou se eu havia passado por lá e eu disse que não. Foi aí que ela me falou que a minhas coisas não estavam mais na cabine”, disse.

Diante do fato, a amiga do advogado e outras pessoas foram diretamente para sala de monitoramento do local, a procura de pistas que ajudassem a solucionar o fato. Após analisarem as imagens do circuito de câmeras, eles descobriram que o suposto elemento que estava com sua bolsa ainda se encontrada nas dependências da biblioteca.

“Quando eu retornei para a universidade, eles [amigos] me falaram que o suspeito estava no banheiro. Fui até ele e questionei onde estavam os seus pertences pessoais. Ele ficou todo desconsertado. O segui até a cabine e pedi para que abrisse a bolsa e quando ele fez isso, vi que estava com meu notebook, HD externo e fones de ouvido”, relatou.

O advogado admitiu ter se excedido durante a ação, mas negou uma suposta tentativa de homicídio, conforme comentários que teriam sido feitos nas redes sociais.

“Em momento algum eu quis matá-lo como as pessoas estão alegando, muito pelo contrário. Eu o questionei várias vezes porque ele havia feito aquilo, e a resposta que eu recebi foi ‘porque queria estudar em casa’. Aí eu me deixei levar pelo calor da emoção”, pontuou.

Outra informação obtida pela reportagem foi a de que o caso foi registrado no 2º Distrito Policial (2º DP). Não conseguimos contato com a família do jovem que aparece sendo agredido no vídeo.

A FolhaWeb também entrou em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), que confirmou o atendimento da ocorrência a pedido da UFRR. “As partes envolvidas foram encaminhadas à delegacia de polícia, onde foram tomadas as devidas providências”, finalizou.