Cotidiano

Hoje é o Dia Mundial da Água

Em Roraima, um mutirão de limpeza no Rio Branco realizado na manhã de ontem, 21, foi organizado em alusão à data

Neste domingo, 22 de março, é declarado o Dia Mundial da Água. A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, estipulando a data de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. No Brasil, foi através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, que o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data.

Os Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a dedicar o Dia a atividades concretas que promovessem a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações da Agenda 21.

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida.

A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.

NO BRASIL

O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo – o Amazonas – e o maior reservatório de água subterrânea do planeta – o Sistema Aqüífero Guarani.

No entanto, essa água está mal distribuída: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país. Em Pernambuco existem apenas 1.320 litros de água por ano por habitante e no Distrito Federal essa média é de 1.700 litros, quando o recomendado são 2.000 litros.

EM RORAIMA

No Estado, a data foi celebrada a partir de um mutirão de limpeza organizado pelo projeto “Amigos do Rio”, na manhã de ontem, 21, promovido pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e a Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), a Companhia de Polícia Ambiental (CIPA) da Polícia Militar, entre outros.

A 5ª edição do projeto Amigos do Rio Branco e Cauamé também contou com a parceria da Eletrobrás, da Associação dos Barqueiros, da Delegacia do Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Segurança Pública, da Vigilância Sanitária Estadual, da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) e Agência Nacional de Águas (ANA).

A ação reuniu mais de 60 pessoas em 20 barcos e deu início à Semana da Água, evento realizado pelo governo estadual em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Além do mutirão, serão ministradas palestras em escolas públicas de Boa Vista com a temática voltada para a conscientização ambiental e o uso correto dos recursos hídricos.

Com informações da Secom

Fonte: Ambiente Brasil