Em nota veiculada na manhã desta terça-feira, dia 30, o juiz federal Helder Girão Barreto negou que a “Justiça Federal mandou despejar mil (1000) famílias do bairro Paraviana”. E classificou a informação como Fake News.
Segundo ainda a nota o juiz afirma ser o único autorizado a falar pela 1ª Vara Federal de Roraima. Ele ainda fez duras críticas ao jornalismo da Folha de Boa Vista e acusou o jornal de ter ignorado uma regra básica.
NOTA DA REDAÇÃO
Não é primeira e não será a ultima vez que autoridades tentam manchar a credibilidade da Folha. Nosso jornalismo sempre foi e será pautado pela seriedade e compromisso com a sociedade. Na matéria em questão fomos procurados por moradores do Paraviana que estavam apavorados com a possibilidade de serem despejados e estariam convocando outros moradores para juntos tomarem algumas providências, entre elas a regularização da Associação.
As informações constantes na matéria foram coletadas junto ao presidente da comissão de moradores Mariano Melo e vários moradores que tinham no seu poder cópias de Mandado de Reintegração de Posse.
A Folha teve acesso ainda a um mapa, entregue pela comissão onde consta segundo eles a área que estaria sendo questionada pela União. Segundo ainda o presidente da comissão dos moradores, Mariano Melo, em entrevista a Folha, hoje pela manhã.
“O censo que eles fizeram junto aos moradores e baseados no mapa constante na ação principal a área de litígio envolve mais de 44 quadras do bairro Paraviana”, completou.