De acordo com dados divulgados na última semana pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a queda nas intenções de adquirir produtos ou serviços por sites de compras coletivas reflete a maior consciência do consumidor.
Uma pesquisa feita sobre os hábitos de compra pela internet revelou que o perfil deixou de ser a compra por impulso e, agora, esses consumidores observam melhor as condições de uso oferecidas.
A avaliação foi feita em todas as capitais do país, de 5 a 8 de janeiro deste ano, e respondida pela internet por 662 pessoas maiores de idade de ambos os sexos e todas as classes sociais. Os dados mostram que 47% dos consumidores de compras coletivas diminuíram a frequência de consumo pelos sites, 42% adquiriram produtos e serviços e 61% fizeram ao menos uma compra a cada seis meses.
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a cautela ocorre porque o consumidor está mais atento às condições de compra. “Isso veio como um boom (crescimento acelerado) e a impressão que dá é que as pessoas foram com muita sede ao pote”. Ela explicou que é necessário verificar “com muito cuidado” o contrato de compra e verificar as condições de vendas impostas pelos sites.
No caso das refeições em restaurantes, por exemplo, existe o dia certo para usar o vale de compra, disse Marcela Kawauti. Acrescentou que em época de temporada não se pode utilizar o vale adquirido para pousadas. “Então, as pessoas começaram a aprender a usar, por isso que teve esse recuo”, ressaltou.
A pesquisa mostra que cerca de um terço dos cupons não foram utilizados, sendo que 58% dos consumidores disseram que o prazo expirou, 16% que o local para usufruir o produto era muito longe e 15% admitiram que não leram com atenção o regulamento e perceberam, depois da compra, que o regulamento não o atendia.
Marcela disse que houve insatisfação dos consumidores quando começou o boom das compras coletivas, em 2010 e 2011. “Das pessoas que se disseram insatisfeitas, para quem usou o cupom, 21% disseram que teve qualidade de serviço muito ruim, para 20% o atendimento deixou a desejar e 14% disseram que era muito difícil conseguir um dia e horário para usufruir o produto, o que é muito comum também”.
O SPC Brasil mostra que 46% do público dos sites de compras coletivas é composto por jovens entre 18 e 34 anos, 46% são das classes A e B, 49% tem ensino superior e 56% fazem compras com frequência pela internet.
Fonte: Agência Brasil