Cotidiano

Reeducandos prestam vestibular da Uerr em presídios de Roraima

Três mulheres custodiadas na Cadeia Feminina e quatro homens da Pamc realizaram as provas neste domingo

Neste domingo, 22, sete reeducandos fizeram as provas do Vestibular 2015.2 da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Três mulheres custodiadas na Cadeia Feminina de Boa Vista (CPBV) e quatro homens da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) concorreram a 40 vagas do curso de Bacharelado em Administração. Os reeducandos foram acompanhados por servidores da UERR.

Atualmente o sistema totaliza 19 reeducandos dos mais diversos regimes matriculados em cursos de nível superior por meio de parceria com a Uerr, Sistema S, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituito Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR,) Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Universidade Paulista (Unip) e Faculdade Estácio Atual (FEA).

Segundo o secretário estadual de Justiça e da Cidadania (Sejuc), Josué Filho, caso sejam aprovados, o sistema deverá analisar o regime de pena do reeducando e as medidas a serem adotadas para que ele possa frequentar o curso, uma vez que os mesmos ocorrem na modalidade presencial.

Ele ressaltou que é dever do Estado envidar todos os esforços necessários para que o ser humano possa crescer intelectualmente. “Estamos propiciando os meios para que o reeducando tenha este acesso. Estas pessoas conservam consigo todos os direitos não afetados pela sentença condenatória, e o à educação é um deles”, disse.

VESTIBULAR 2015

As provas do Vestibular 2015.2 da Uerr foram aplicadas no domingo, 22, em escolas da capital e no interior. O gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado no dia 23, com prazo para recursos entre os dias 24 e 25. O gabarito oficial será publicado no dia 31 de março. A previsão para divulgação do resultado final é no dia 24 de abril, data em que será divulgado também o resultado final da análise de histórico escolar.

A Uerr ofereceu 390 vagas para nove cursos disputadas em duas modalidades: Vestibular Tradicional, com prova de conhecimentos e redação, e por meio de Análise do Histórico Escolar do Ensino Médio. Foram inscritos 1.802 pessoas na modalidade tradicional e 418 disputam as vagas ofertadas para a análise do histórico escolar, totalizando 2.219 candidatos.

Fonte: Secom