Polícia

Policial Civil é preso por suspeita de esconder ouro roubado

Operação que corre em segredo de justiça é comandada pela Corregedoria de Polícia Civil e já prendeu quatro agentes que teriam levado mais de R$ 800 mil em ouro

Um policial teve mandado de prisão expedido nesta quinta-feira (01) por suspeita de esconder quase 5 quilos de ouro roubado em um esquema ilegal de negociação do minério descoberto pela Corregedoria da Polícia Civil. A operação corre em segredo de justiça e, no total, quatro policiais foram presos.

As primeiras prisões ocorreram em 23 de julho deste ano, quando três policiais tiveram mandados de prisão expedidos após a corregedoria constatar a ligação dos mesmos com o desaparecimento de uma grande quantidade de ouro pertencente a um garimpeiro, possivelmente de nacionalidade venezuelana, no município de Pacaraima, ao norte do estado.

Fontes extra-oficias ouvidas pela Folha informaram que a falta de comprovação legal da procedência do minério teria sido a principal motivação para que os agentes praticassem o crime. Eles teriam descoberto que o garimpeiro iria viajar com as barras de ouro, foram até o local e levaram o material como se tivesse sido feita uma apreensão, mas nunca registraram o caso. O valor do que foi levado equivale a mais de R$ 800 mil reais. 

Eles foram presos a pedido do Ministério Público após comprovação do conteúdo da denúncia, por meio de monitoramento dos aparelhos celulares que usavam. Dois deles já estiveram envolvidos em atividades ilícitas, além de um deles ter sido expulso da corporação, mas retornado. Todos os detidos foram encaminhados para o Distrito de Repressão às Ações Criminosas (Draco) da Polícia Civil, localizado no Centro de Boa Vista.