O fim de semana foi de muitas braçadas na disputa do XVIII Torneio de Velocidade 04 Estilos. Quem ficou com o título de campeã dentre os clubes foi a Aquática Marinho por somar mais pontos com seus atletas. O evento realizado pela Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar) marcou a volta das competições da entidade na piscina do Totozão. O torneio teve ainda quebras de recordes.
A competição foi dividida em duas etapas. A primeira começou ainda na sexta-feira, 09, e a outra no sábado, 10. O evento contou com 99 atletas em sua totalidade divididos em quatro equipes: Aquática Marinho, Sinpol, Apabv e Escolinha da Vila/Fetec.
O torneio foi disputado nas categorias Pré Mirim/Mirim (08,09 e 10 anos), Petiz (11 e 12 anos), Infantil (13 e 14 anos), Juvenil (15 e 16 anos), Júnior (17,18 e 19 anos) e Sênior ( 20 anos em diante).
A grande campeã foi Aquática Marinho que marcou 884 pontos com a soma da pontuação de seus atletas no torneio. O vice-campeão foi a Apabv, que com os resultados de seus integrantes marcou 393 pontos. O Sinpol completou o pódio ao somar 312 pontos. A quarta colocação ficou com Escolinha da Vila, que somou 147 pontos.
ÍNDICES TÉCNICOS
INFANTIL: Vitória Maria Guimarães – Aquática Marinho, Andrey Vitor da Silva – Sinpol;
JUVENIL: Nathalia Richil – Vila/Fetec, Kaio Amorim – Apabv;
JÚNIOR: Kaylane Greco – Apabv, Rhuan Dellon Ferreira – Aquática Marinho;
SÊNIOR: Flávia Cantanhede – Aquática Marinho, Mateus Antony – Aquática Marinho.
ATLETAS EFICIENTES
INFANTIL: Emily Rabelo – Sinpol, Bremner Vicente Eguez – Sinpol;
JUVENIL: Nathalia Richil – Vila/fetec, Erik Rabelo – Sinpol;
JÚNIOR: Yasmin Barbosa – Aquática Marinho, Erick Fidelis – Aquática Marinho;
SÊNIOR: Amanda Nobre – Aquática Marinho, Igor Queiroz – Vila/ Fetec.
Evento teve quebras de recordes
Torneio de Velocidade apresentou novos índices nas provas de 50m livre, 50m nado costas e 400 medley
Durante o Torneio de Velocidade 04 Estilo também foram estabelecidos três novos recordes durante as duas etapas. Dois deles foram na categoria sênior, ou seja, para os atletas com mais de 20 anos de idade.
O primeiro deles foi para a nadadora Flávia Cantanhede, da Aquática Marinho, que completou os 50m nado Costas como 33″40 e quebrou o recorde da prova. A marca antiga era de 33″59 e pertencia a própria atleta desde 22 de novembro de 2014.
O segundo recorde quebrado no torneio foi na prova dos 400 Medley. O atleta Mateus Antony da Aquática Marinho concluiu a prova com o tempo de 05’07″01 e estabeleceu nova marca. O tempo anterior era 05’08″12 do atleta Álvaro Lucas Barbosa da SINPOL no dia 24 de outubro de 2018.
Também houve quebra de recordes na categoria júnior na prova dos 50m livre. A atleta Kaylane Greco, da Apabv, concluiu a etapa com o tempo de 29”19. A anterior era 29″68 e pertencia a atleta Rayssa Leite do CTG (29″32) em 16 de abril de 2010.