Cultura

Circo do Seu Léo comemora 27 anos com programação

São 39 anos atuando como palhaço

Após uma temporada de apresentações no interior do Estado, o Circo do Seu Léo monta o picadeiro na Capital e realiza uma apresentação especial em comemoração ao Dia do Circo, celebrado no dia 27 desse mês. A partir da quinta-feira (26), várias apresentações, que inclue dança de rua, malabaristas, contorcionista, cover do Michael Jackson, bailarinas, rola-rola chinês (cilindro), homem que engole fogo e seis palhaços, fazem o público rir e divertir-se. 
A programação segue nos dias 27, 28, 29 e 30 no Campo do Bela Vista, localizado na rua Rio Claro, no bairro Bela Vista, a partir das 20 horas. Os ingressos custam R$ 3,00 por pessoa. “O ingresso é simbólico, apenas para arcar com algumas despesas”, explica Léo Malabarista, coordenador do circo há vinte e sete anos. Além de comemorar o Dia do Circo, os espetáculos celebram o aniversário do circo em Boa Vista.
Antes disso, o palhaço já vivia no mundo do circo com seus familiares. Segundo ele, são 39 anos atuando como palhaço. Ele explica que o “Circo do Seu Léo” é uma homenagem ao famoso “Circo de Soleil”. “A diferença é o dinheiro. O nosso é simples, mas tem alegria”, completa Léo.
Além das apresentações, o circo oferece oficinas gratuitas para as crianças. O objetivo é difundir a arte do circo e incentivar as autoridades a reconhecerem a cultura do picadeiro como patrimônio Cultural. O picadeiro do Seu Leo é conhecido por mostrar em seu espaço pelo menos duas coisas essenciais: o ambiente familiar e a criatividade humana. “Será um espetáculo de duas horas com muitas brincadeiras, comidas típicas do circo, como pipoca e maça do amor, além, é claro, de muitas palhaçadas”, relata.
“É difícil! Não temos apoio. São os ingressos que pagam a manutenção do circo e o frete para mudar de local para local, a nossa necessidade agora é obter uma forma de transporte para poder levar a lona para bairros mais distantes, porque o lazer e a cultura precisam ser descentralizadas, elas não podem ser realizadas apenas no centro da cidade”, comentou.
O Dia do Circo
O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos e tornou-se um dos palhaços mais conhecidos do Brasil ao ser homenageado por intelectuais na Semana de Arte Moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro. 
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
Serviço Circo do Seu Léo Data: 26, 27, 28, 29 de março Local: Campo do Bela Vista Endereço: Rua Rio Claro Ingresso: R$ 3,00 Informações: 98117 55 72 / 99152 98 40