Cotidiano

MPE Brasil premia melhores práticas de gestão nos pequenos negócios

O desafio do MPE Brasil reconhece as melhores práticas de gestão utilizadas nos pequenos negócios de todo país

Imagine 50.918 micro e pequenas empresas, de todo o país, apresentando suas principais qualidades e competências. Calcule agora a dificuldade para escolher 113, premiadas em seus estados. E, por fim, eleger apenas dez empresas ao final de um ano.

Esse é o desafio do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que reconhece as melhores práticas de gestão utilizadas nos pequenos negócios de todo país. A entrega do prêmio às dez melhores empresas vai acontecer nesta quarta-feira (25), às 10h30, em Brasília. As vencedoras nacionais vão participar de uma missão empresarial, por uma semana, em julho.

Em 2014, candidatou-se para avaliação um número recorde de empresas de todos os estados brasileiros. Na etapa estadual, a primeira do processo, 113 delas já foram reconhecidas. Nessa segunda fase, serão conhecidas dez vencedoras nacionais, além de dois destaques – em Inovação e Responsabilidade Social.

São premiadas categorias que abrangem Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Tecnologia da Informação (TI), Saúde, Educação e Agronegócio. Além disso, há duas distinções especiais chamadas Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação. 

O evento é uma realização do Sebrae, do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Gerdau, com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). 

 O que é o MPE Brasil

Ao reconhecer empresários que investem para qualificar a gestão, o MPE Brasil é um grande incentivador da busca pela excelência nas micro e pequenas empresas de todo o país. O objetivo da iniciativa é contribuir para o aumento da produtividade e competitividade desse segmento de negócios.

A participação é gratuita. Para se inscrever é necessário atender a alguns critérios: receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões (conforme o estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte); ter completado pelo menos um ano fiscal, estar com registro atualizado no estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal. 

Cada empresa candidata preenche um detalhado questionário de autoavaliação, padronizado e baseado nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela Fundação Nacional de Qualidade. Ao final do processo, todas recebem um relatório de diagnóstico com sugestões de oportunidades de melhorias, que permite uma evolução da gestão e dos resultados das candidatas. 

 

Fonte: SEBRAE