A rede municipal de saúde que compreende os Postos de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e o Hospital da Criança Santo Antônio possui, até o momento, disponíveis 16 toneladas de medicamentos e outros produtos que abastecerão as unidades até abril de 2020, informa a Superintendência de Farmácia (SAF).
Segundo Moyses Carvalho, superintendente de assistência farmacêutica do SAF, todo o estoque é contabilizado conforme a demanda da população.
“Hoje nós aumentamos o estoque para 94% e a previsão é que dure até o fim dos quatro ou cinco primeiros meses de 2020. Toda semana fornecemos o reabastecimento das unidades e caso esteja em falta algum medicamento, é devido a esta demanda. Existem semanas que saem mil comprimidos e em outras quatro mil. A crise imigratória é um desses fatores que causou este aumento” disse.
Ainda de acordo com Carvalho, pacientes podem procurar diretamente a SAF para adquirir seus remédios. “Se estiver faltando nas unidades de saúde, a população pode vir a superintendência com a receita e cartão do SUS” explica.