Polícia

Jovem é preso e adolescente apreendido com simulacro

Os assaltos viraram rotina nas ruas de Boa Vista, considerando que ao menos 10 casos são registrados todos os dias nas Delegacias da Capital. No começo da madrugada dessa segunda-feira, 26, um jovem de 19 anos e o comparsa dele, um menor de 14 anos, foram detidos após serem vistos em atitude suspeita próximo a uma parada de ônibus que fica na rua Ruben Lima, bairro Cambará.

Segundo as informações do Grupo Tático Municipal (Gtam) da Guarda Civil Municipal (GCM), enquanto a guarnição fazia patrulhamento pelo endereço, avistou os indivíduos e parou para fazer uma revista, mas nada foi encontrado com eles, no entanto, por trás do banco da parada de ônibus, encontraram um simulacro semelhante à pistola. 

Quando questionados sobre a propriedade da arma falsa, o maior disse que lhe pertencia e que estava sendo usada para praticar assalto. Minutos antes da abordagem, os guardas contaram que aconteceu um roubo frustrado naquele mesmo endereço, ocasião em que tentaram tomar uma motocicleta. O jovem ainda disse que em outras oportunidades conseguiu fazer assaltos, nos quais levou moto e celulares.

Rondas foram feitas nas imediações com o objetivo de que alguma vítima fosse localizada, mas os guardas não obtiveram êxito. Eles também foram a uma residência onde um dos indivíduos disse que seriam encontrados produtos de roubo, mas nada foi achado. Já o adolescente relatou que também participou de assaltos e que fez uso de um revólver calibre 38.

A dupla foi algemada e conduzida à Central de Flagrantes do 5° DP, onde foram apresentados para autoridade policial. Em depoimento, os dois detidos contaram que a intenção de roubar pessoas nas ruas era juntar dinheiro para pagar uma dívida de drogas. O jovem disse que usa maconha desde os 14 anos e que tem passagem pelo CSE. Já o menor relatou que o objetivo era roubar uma moto e uma bicicleta. Como não foram presos no ato do crime e nenhuma vítima compareceu para fazer reconhecimento e representação contra os suspeitos, ambos acabaram sendo liberados e deixaram as dependências da Unidade Policial nas mesmas condições em que foram apresentados. (J.B)