Com a iniciativa de ajudar ao próximo, a banda da Polícia Militar irá realizar apresentações durante março e abril com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis destinados às famílias das crianças que fazem parte da Associação Beneficente ao Portador de Câncer.
A primeira apresentação será realizada nessa quinta-feira (26) a partir das 8 horas para os alunos do Colégio Militar. Além da banda, haverá demonstrações do Canil da Polícia Militar. As apresentações seguirão para as escolas da Rede estadual de ensino no próximo mês.
De acordo com Fanderson Dantas, clarinetista na banda, a ação social iniciou este ano com diversas atividades e conta com a comunidade roraimense.
O projeto recebe o nome de “Constituição cidadã” e tem como objetivo “ajudar as famílias que acabam gastando muito com tratamento e remédios para as crianças doentes e ficam até mesmo sem condições financeiras até mesmo para comer”, explicou Fanderson.
Na ABPC ficam pacientes hospedados e “em trânsito” que são aqueles oriundos de outras cidades, mas que fazem o tratamento em Boa Vista e não tem onde ficar. Eles recebem muitos pacientes cadastrados na instituição, entre eles adultos e crianças de todas as idades.
A instituição ajuda esses pacientes com visitas domiciliares e cestas básicas mensalmente. E em datas comemorativas fazem festinhas para os pacientes, com o intuito de alegrar sua estadia na casa.
A entidade oferece serviço de transporte para os pacientes em tratamento, levando-os e buscando-os em consultas, exames, quimioterapia e demais necessidades. Além disso, disponibiliza hospedagem para as pessoas que se deslocam do interior. Por lá, todos os cargos são ocupados por voluntários, do contador ao advogado, bem como assistente social, médicos, entre outras funções.
A Associação Beneficente ao Portador de Câncer de Roraima (ABPC) fica localizada na Rua Francisco Inácio de Sousa, bairro Tancredo Neves, 1687, próximo à praça a Mané Garrincha.
Banda da Polícia Militar
Ao longo dos seus vinte cinco anos, ela é responsável pela música em solenidades militares, civis e eclesiásticas. Além da música, a solidariedade faz parte da instituição através de eventos beneficentes e doações dedicadas a instituições de caridade.
Criada em 1989, sua primeira formação contava com alunos do Curso de Formação de Soldados Policiais Militares, ao todo 16 Soldados deram início a trajetória. Seu atual comandante, o Capitão Manoel Ferreira, ingressou na graduação de Soldado Músico em 90, assumindo o comando da Banda de Música.
O repertório vai das clássicas às músicas da atualidade, possuindo os mais variados talentos em um quadro efetivo de 47 membros distribuídos entre Oficiais e Praças.
Cultura
Ação solidária recebe doações destinadas a crianças com câncer
A ação social é realizada pela banda da Polícia Militar que visa arrecadar alimentos para as famílias das crianças doentes