Cotidiano

Projeto de energia alternativa e renovável é desenvolvido no IFRR

O projeto visa diagnosticar o potencial solar e eólico de cada uma das fontes alternativas e renováveis de energia em Roraima

Com o intuito de ressaltar a importância das fontes alternativas e renováveis de energia, uma equipe de pesquisadores do Instituto Federal de Roraima (IFRR), composta por servidores técnicos e docentes da Reitoria, está desenvolvendo o projeto Sol e Vento: a importância dessas fontes alternativas para a geração de eletricidade em Roraima, com recursos oriundos do edital Energia Renovável.

 

O projeto visa diagnosticar o potencial solar e eólico de cada uma das fontes alternativas e renováveis de energia, monitorar a eficiência energética do sistema, predeterminar os possíveis impactos ambientais de cada sistema, suscitar entre os alunos e os professores o interesse e a necessidade de fazer pesquisas sobre energias alternativas renováveis de baixo impacto socioambiental e métodos de instalação dos sistemas de energia elétrica em localidades de difícil acesso.

Como se trata de um projeto piloto foi implantado inicialmente no Campus Amajari, com a instalação de uma micro usina hídrica eólico-solar autônoma, de captação e transformação de energias em eletricidade.

“Diante da carência de estudos que embasem tais iniciativas e dada a falta de autonomia do estado em gerar sua própria energia é que idealizamos esse projeto, pois compreendemos que Roraima não pode desprezar o sol e o vento como fontes alternativas e suplementares de energia elétrica”, enfatizou Adnan Assad, coordenador do projeto.

Ainda como parte da ação, deve ser lançada, nos próximos dias, a página oficial do projeto Sol e Vento, que consiste em uma estação meteorológica on-line, a qual permitirá o acompanhamento, em tempo real, por parte da comunidade acadêmica e dos demais interessados, dos índices de radiação solar, da velocidade, da direção do vento e dos índices pluviométricos.

 

Quando do efetivo funcionamento da usina, os idealizadores do projeto esperam que se comprove a aplicabilidade dos sistemas de monitoramento e a viabilidade econômica, social e ambiental desse tipo alternativo de geração de energia elétrica. Espera-se também que os planejadores das políticas públicas do setor contemplem os potenciais eólico e solar na matriz energética de Roraima.

 

Fonte: IFRR