Esta semana será movimentada para empresários do setor agropecuário do estado por conta da realização do Roraima AgroShow, que acontecerá de 4 a 7 de setembro no Parque de Exposições Dandãezinho. O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr) e Comissão Organizadora da Colheita da Soja (COC Soja), com a proposta de evidenciar o potencial produtivo de Roraima por meio do agronegócio. Esse assunto foi um dos temas da entrevista com o presidente da COC Soja, Fábio Fukuda, e com Hiran Lima, responsável pela produção da feira, no programa Agenda da Semana desse domingo (1º), apresentado pelo economista Getúlio Cruz, na Rádio Folha FM 100.3.
Serão quatro dias de evento, quando serão apresentadas as potencialidades do estado no que se refere à produção de grãos de soja, arroz e de milho; avicultura, bovinocultura e fruticultura. Durante esse período serão realizados cursos, palestras, rodadas de negócios, exposição de maquinários agrícolas, de tecnologias e de animais, leilões e abertura da colheita de soja safra 2019. O Roraima AgroShow é voltado para empresários e empreendedores do agronegócio, produtores rurais e acadêmicos.
O presidente da COC Soja, Fábio Fukuda, informou que o Roraima AgroShow será uma oportunidade de ampliar a exposição dos empresários patrocinadores, que também são do agronegócio. “Antes realizávamos a abertura da colheita de soja em apenas um dia, em uma fazenda. Agora vamos expor durante quatro dias, momento esse propício para a realização de negócios. Acredito que o setor produtivo, principalmente o da agropecuária, pode gerar uma mudança significativa na matriz econômica do estado”, reconheceu.
“No dia 4 faremos a abertura da colheita de soja, safra 2019, em uma propriedade localizada na região do Bom Intento, o que acontecerá de maneira simbólica porque estamos finalizando um trabalho que começou no plantio, pois é uma cultura que tem grande potencial no estado. Vamos demonstrar as potencialidades não só da soja, mas de todas as outras culturas que temos no estado como o milho, a piscicultura, o arroz irrigado, a fruticultura e a pecuária. Inclusive, este ano aumentamos a área de soja e milho plantados que, no ano passado foi de 50 mil hectares e agora de 65 mil hectares, com uma perspectiva de colheita de soja em torno de 120 mil toneladas de grãos”, disse Fukada, comentando que após essa abertura seguirão para o Parque Dandãezinho, onde às 18h acontecerá a abertura oficial do AgroShow.
INGRESSOS – O público visitante terá acesso livre ao Roraima AgroShow, assim como as palestras, cursos e oficinas que serão ministradas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Federação de Agricultura de Roraima (Faerr) serão gratuitas, que começarão a partir das 14h. Mas para entrar na arena do rodeio, onde acontecerão os shows com atrações nacionais e locais, terão que pagar pelos ingressos que têm valores que vão de 30 a 150 reais. O evento será de 4 a 7 de setembro, no Parque de Exposições Dandãezinho (BR-174 – sentido norte). Hiran Lima, responsável pela produção do evento, disse que quem comprar ingressos irá participar do sorteio de dois carros e duas motos.