Dois indivíduos foram presos na noite do domingo, dia 1o, na rua N-15, bairro Senador Hélio Campos, após diligências de policiais do Giro (Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva) que haviam tomado conhecimento de assaltos seguidos. Em posse dos sujeitos foram encontrados diversos produtos ilícitos e a quantia de mais de 6 mil.
A primeira vítima foi uma mulher de 32 anos, atacada numa das ruas do Conjunto Pérola, bairro Doutor Airton Rocha. Na ocasião, a vítima informou que estancou seu veículo e não conseguiu fazê-lo funcionar. Aproveitando-se das circunstâncias, a dupla chegou numa bicicleta e, com emprego de arma de fogo, conseguiu tomar a moto Honda/Fan, cor preta, o aparelho celular e fugiram em direção ao bairro Senador Hélio Campos.
Na rua HC-14, abandonaram o veículo roubado e tomaram outra moto, dessa vez da marca Flash, 50 cilindradas, uma carteira porta-cédulas e um celular LG K10, cor preta, também usando arma de fogo para intimidar a vítima. Seguindo em direção à rua N-14 foram perseguidos por um senhor que conseguiu derrubá-los, no entanto, a dupla fugiu e se escondeu numa residência.
O Giro foi acionado e chegando ao endereço conversou com o solicitante. Durante as buscas, os militares avistaram uma casa com portão aberto, na rua N-15, com três suspeitos na frente. Um dos sujeitos correu para dentro do imóvel, sendo seguido. Quando os policiais entraram nas dependências da casa, sentiram cheiro de pasta base de cocaína. Um cão farejador foi empregado na ação e demonstrou interesse por alguns pontos do terreno, indicando onde estaria enterrada a droga.
No quintal, depois de cavar com uma boca de bola, a guarnição encontrou no primeiro buraco um saco branco contendo quatro pedras de pasta base de cocaína. No segundo buraco uma pedra de pasta base de cocaína e no terceiro buraco, embaixo de uma pedra de alvejaria, foi achado um saco preto contendo duas bolas grandes de skunk (a supermaconha) e um simulacro de pistola feito de madeira e balança de precisão.
Dentro de um dos quartos havia um guarda-roupa e na hora das buscas policiais localizaram cinco pacotes de dinheiro trocado separado por volumes que totalizavam R$ 6.056,00. Ao ser questionado, um dos jovens confirmou ser o dono dos entorpecentes, que fazia a venda para melhorar de vida e que adquiriu a droga na área do Caetano Filho, “o Beiral”, Centro de Boa Vista.
Saindo da casa do suspeito, onde uma moto de procedência duvidosa também foi localizada, os policiais foram a outro imóvel onde havia uma adolescente venezuelana responsável por esconder uma moto roubada no dia 21 de agosto por elementos não identificados e com uso de arma de fogo.
Duas mochilas, contendo roupas ainda com etiquetas e preços, também estavam em posse da menor. O material possivelmente é furtado. Para encerrar a ocorrência um dos jovens detidos levou a equipe policial até uma casa que fica próximo à Escola Militarizada Elza Breves de Carvalho, no Conjunto Cidadão, bairro Laura Moreira, onde estaria escondido um elemento que detinha poder das armas usadas nos assaltos.
A proprietária do imóvel autorizou a entrada dos policiais, mas nada foi encontrado, nem mesmo o suspeito. Numa ação paralela policiais, que integram a Cavalaria da PM, conseguiram recuperar os celulares das duas vítimas que estavam em locais diferentes da Capital. Dos envolvidos no crime apenas o dono da casa foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ele ficou preso até a manhã dessa segunda-feira, 2, quando foi encaminhado para audiência de custódia com a Justiça. (J.B)