Durante reunião realizada ontem, 26, da Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) o secretário estadual da Saúde, Kalil Coelho, informou que a quantidade deficitária de profissionais na rede estadual de Saúde deverá ser regularizada até o mês de maio, quando deverão ser empossados os aprovados no último concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
“Os novos profissionais serão convocados para atuarem na rede estadual, priorizando as unidades de Saúde maiores”, afirmou.
Coelho prestou diversos esclarecimentos na comissão e destacou a situação precária que a atual gestão encontrou na Saúde do Estado, com cerca de R$ 100 milhões em dívidas sem cobertura orçamentária. unidades de Saúde estavam sem estrutura, em condições precárias de medicamentos e materiais.
“Estamos regularizando a situação – dos 10% passamos a 70% de abastecimento as unidades e continuamos com todos os esforços para que essa questão de abastecimento seja resolvida. Além disso, estamos otimizando as cirurgias, como no Hospital de Rorainópolis”, explicou.
Dentre os demais esclarecimentos prestados, as contratações emergenciais, como para o fornecimento de alimentação à rede estadual de saúde, foi detalhada pelo secretário.
“A empresa que prestava este atendimento trabalhou de forma muito precária e suspendeu o serviço. Por isso, foi realizada uma contratação emergencial. Não poderíamos deixar faltar comida e, com a mudança, ainda conseguimos uma redução de 5% no custo da refeição e com qualidade superior”, destacou.
O secretário adiantou que está em andamento o processo para realização do pregão eletrônico e, a empresa que ganhar, passará a prestar esse serviço. “Fizemos a contratação dessa empresa por 90 dias, pois para aqueles serviços indispensáveis e contínuos precisávamos manter a regularidade. Agora estamos trabalhando para agilizar o processo do pregão eletrônico”, explicou.
Ao final da reunião, foi solicitado ao secretário que enviasse à comissão uma cópia do levantamento situacional das unidades de Saúde, e do plano de recuperação e garantias da assistência da rede pública estadual, estipulado no Decreto de 22 de janeiro de 2015, que decretou Estado de Emergência na Saúde de Roraima.
“A Sesau está de portas abertas e à disposição dos deputados para quaisquer esclarecimentos. Eles representam o povo, por isso vejo como positivo esses esclarecimentos, especialmente em um setor essencial como a Saúde”, declarou.
Fonte: Secom