Cotidiano

Campanha mundial chama a atenção para a epilepsia

A “Purple Day”, ou “Dia do Roxo” foi organizada por associações de pacientes para ajudar a combater o preconceito contra a doença

Nesta quinta-feira, 26 de março, associações de pacientes com epilepsia trouxeram para o Brasil a campanha mundial Purple Day, o Dia Roxo, com o objetivo de divulgar informações e combater o preconceito contra as pessoas que convivem com a doença. Em todo o Brasil, a semana está marcada por ações que chamam a atenção para a epilepsia.

A estimativa da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (Aspe) é que essa condição neurológica atinge cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil.

A presença, em alguns casos, de crises convulsivas em que o paciente perde a consciência, cai e se debate ainda torna a condição alvo de estigma na sociedade.

O que grande parte da população não sabe é que em 80% dos casos a pessoa com epilepsia pode ter uma vida normal, se tratada adequadamente.

A campanha, de origem canadense, está colorindo de roxo a iluminação de prédios importantes, como o Congresso Nacional, a Universidade de Campinas, a sede da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo, entre outros.

Segundo o embaixador da campanha no Brasil, Eduardo Caminada, a mobilização é uma forma de chamar a atenção para a causa e informar a população sobre a epilepsia.

“É um trabalho de formiguinha contra o preconceito. Com informação, as pessoas vão entender o que é a epilepsia, o preconceito só existe por falta de informação”, disse Caminada.

Fonte: Agência Brasil