Desde ontem, 25, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva realiza a Operação Curare V em toda extensão da fronteira roraimense. A operação, planejada pela 1ª Bda Inf Sl, possui caráter interagência e não se enquadra como uma ação típica de defesa. Trata-se de um conjunto de ações pontuais contra os ilícitos transfronteiriços e ambientais como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal e garimpo ilegal.
Além de combater ilícitos, a 1ª Bda Inf Sl realizará ações cívico-sociais (ACISO), que consistem em levar o atendimento médico, odontológico e hospitalar aos locais onde concentram famílias das comunidades as quais estão sendo realizadas as operações. Por fim, reforçará junto à sociedade o sentimento de nacionalismo e de defesa da pátria
A Operação Curare V ocorrerá em todo arco fronteiriço do Estado de Roraima. As áreas de atuação específicas serão mantidas em sigilo para a manutenção do efeito surpresa, permitindo, assim, uma maior eficácia.
Em Roraima, a 1ª Bda Inf Sl realizará a operação em parceria com a Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), Polícia Militar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), entre outras agências. Conta com o apoio do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAVEx) e do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel), ambos sediados em Manaus (AM).
Com informações da Assessoria de Comunicação da 1ª Brigada de Infantaria de Selva