Cotidiano

Seminário debate comunicação e mercado

Evento que será aberto hoje à tarde tem o objetivo de discutir a importância da mídia na formação da sociedade

A Universidade Federal de Roraima dá início, hoje, aos trabalhos do I Seminário de Comunicação, Educação e Mercado, uma parceria com o Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais (CCLA), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (Cadecon).
Conforme a professora do curso de Artes Visuais e membro da comissão organizadora do evento, Leila Baptaglin, o evento está previsto para iniciar às 15 horas, no auditório Alexandre Borges, Campus Paricarana. “Esse é um evento pioneiro e, só pelo fato de a gente estar proporcionando a discussão dessas questões que envolve a comunicação, educação e mercado, já proporciona a difusão de conhecimento dentro da academia”, afirmou. 
Segundo Leila Baptaglin, a finalidade do seminário é mobilizar a comunidade acadêmica, professores, profissionais da comunicação a discutirem o papel da mídia para a formação da sociedade da região amazônica. As inscrições seriam encerradas no dia 21, mas devido ao não preenchimento total de vagas, a coordenação decidiu estender o prazo até o início do evento. O valor de inscrição é um quilo de alimento não perecível. “Quem tem o interesse poderá fazer essa inscrição até a hora do seminário. A pessoa deve entregar o quilo de alimento à coordenação do evento para ter a sua entrada liberada”, frisou.
Haverá duas mesas de discussão e três conferências, sendo duas no primeiro e outra no último dia. Foram confirmadas as presenças dos professores doutores Marcelo Pustinik Vieira e Laura Strelow, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS); de Rosangela Duarte e Dirceu Medeiros, da Universidade Federal de Roraima (UFRR); do secretário estadual de Planejamento, Alexandre Henklein; do Doutor em Economia Getúlio Cruz e da analista do C&T do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Dileia Amaral.
“Dentro da programação, nós teremos a participação de uma professora do CNPQ, que fará as duas conferências no primeiro dia, quando serão abordados temas como iniciação científica, e do Programa Ciência Sem Fronteiras. No segundo dia, teremos uma mesa voltada para a discussão da Educação à Distância e a sua funcionalidade dentro da instituição, a carga horária aplicada, usando também como exemplo o que é aplicado dentro da UFSM, entre outros pontos”, disse a coordenadora.
Outra mesa irá abordar a questão dos macromercados, da qual participam o secretário de Planejamento do Governo do Estado e o professor Getúlio Cruz, que irão debater as peculiaridades do mercado de comunicação em Roraima. A conferência de encerramento será feita pela professora Laura Strelow, também da UFSM, que trará a discussão sobre as mídias sociais no mercado de trabalho.
Ao final da programação, o participante terá direito à certificação de 40 horas. O encerramento das atividades do I Seminário de Comunicação, Educação e Mercado será amanhã, às 20h30. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3623-3170.