Cotidiano

Pacientes denunciam cancelamento de cirurgias ortopédicas

Segundo a Sesau, as cirurgias não foram canceladas e cerca de 200 pacientes estão na fila

A Folha recebeu uma denúncia relacionada a novos problemas no sistema de saúde do estado. Um dos mais de 200 pacientes, que precisam fazer cirurgias ortopédicas no Hospital Geral de Roraima, disse que aguarda por um longo período para realizar um procedimento cirúrgico.

O paciente, que preferiu não se identificar, contou que foi internado no dia 04 pela segunda vez no HGR para fazer a cirurgia, mas teve que voltar para casa, pois a equipe médica alegou falta de alguns materiais para dar continuidade ao procedimento.

“Toda vez que cancelam minha cirurgia, o hospital justifica que está faltando algum tipo específico de material cirúrgico. Sinceramente, eu já não sei o que fazer para resolver esse meu problema de saúde”, reclamou.

Ele contou que, por diversas vezes, a cirurgia dele foi desmarcada no dia em que deveria ser realizado o procedimento. Um constrangimento, que segundo ele tem tirado o seu sono.

“Estou desde novembro de 2018 lutando para que seja realizada a cirurgia que tanto preciso. Gostaria que as autoridades tomassem uma atitude para resolver o nosso problema”, desabafou.

Outro caso também denunciado para a Folha envolve um paciente que vive no interior do estado. Ele contou que estava hospitalizado no setor de ortopedia e que já foi internado outras vezes, e sempre é mandado pra casa antes da cirurgia se realizar.

“No HGR está faltando material para realizar cirurgias ortopédicas. Já formalizei uma denúncia no MP, mas gostaria que vocês apurassem, pois o Estado adota medidas paliativas, mas no final das contas voltamos à mesma. É ridículo, em meio a escândalos na saúde, toda hora faltar material.”

Logo após conversar com a reportagem, o paciente informou que recebeu uma ligação do hospital remarcando sua cirurgia para o próximo dia 18. “Espero que desta vez aconteça.”

OUTRO LADO – A Sesau (Secretaria de Saúde) negou que esteja ocorrendo cancelamento de cirurgias ortopédicas e informou que elas estão sendo realizadas diariamente no HGR (Hospital Geral de Roraima). 

“De junho até o dia 4 de setembro de 2019, foram realizadas mais de 1 mil cirurgias e atualmente a fila de espera é de aproximadamente 200 pacientes”, disse por meio de nota. 

A Secretaria ressaltou ainda que parte dos processos emergenciais que envolvem o fornecimento de órteses e próteses para as cirurgias aguardam decisão por parte do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).

Com relação ao Bloco B do HGR, em razão do processo de reforma do ambiente, todos os pacientes foram encaminhados para outros leitos da unidade e para o HC (Hospital das Clínicas). A intenção é que outros blocos também passem pelo mesmo processo, proporcionando em uma melhora significativa no ambiente físico para os pacientes.

A Secretaria acrescentou que os medicamentos oncológicos e materiais cirúrgicos já estão em fase de contratação das empresas que foram vencedoras do processo licitatório. “As cirurgias deverão ser normalizadas tão logo os materiais estejam disponíveis”