Já está aberto o período de inscrição para professores e alunos interessados em participar com trabalhos e artigos científicos do XI Encontro de Iniciação Científica da Estácio da Amazônia. O evento será realizado no período de 5 a 7 de novembro, mas as inscrições dos trabalhos vão até o dia 15 de outubro.
O Encontro de Iniciação Científica é realizado todos os anos com o intuito de apresentar à sociedade roraimense as produções científicas desenvolvidas por alunos e professores da Estácio. A iniciativa também busca estimular o interesse dos alunos pelas ações de iniciação científica, que acabam colocando-os em contato direto com metodologias e procedimentos da produção científica.
Para participar, é necessário se inscrever pela internet no site. De acordo com o edital, os trabalhos de projetos de extensão e maquetes devem ser inscritos, exclusivamente, por e-mail, sendo enviados para [email protected] .
Os interessados devem escolher a modalidade de apresentação de trabalhos a qual prefere participar. Haverá seleção de artigos, resumos e projetos de extensão. Também serão oferecidas oficinas e minicursos, exclusivos para os professores da Estácio.
A lista dos selecionados será divulgada no dia 4 de novembro. No edital da chamada dos trabalhos, estão relacionadas as exigências sobre os formatos para cada tipo de trabalho. Além disso, a próxima edição separou por trilhas os assuntos que devem participar: Estratégias e Tecnologia; Diretos humanos, constitucional e meio ambiente; Processos educacionais; e Prevenção, cuidado e tecnologia em saúde. O documento completo pode ser acessado no link.
REVISTA PEY KËYO
Já está disponível, mais uma edição da Revista Multidisciplinar Científica Pey Këyo, organizada e disponibilizada pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia. A nova edição está acessível no endereço eletrônico.
Segundo um dos membros do comitê editorial da revista, professor Wender Antônio da Silva, ao todo foram aprovados seis artigos completos e uma resenha. Nesta edição, um dos artigos aprovados foi escrito por três professores da Universidade do Texas nos Estados Unidos. O Programa de desenvolvimento profissional voltado para instrutores internacionais foi o tema do trabalho.
Além disso, a revista conta com artigos que discutem a educação corporativa para o desenvolvimento de competências humanas; as imunidades tributárias que são garantias constitucionais e são consideradas as cláusulas pétreas. “Na área de agronomia, tivemos dois trabalhos que tratam sobre experiências com sementes. Na área da engenharia civil, tivemos artigo que trata do reaproveitamento do resíduo do mármore e granito como agregados sintéticos na construção civil como alternativa sustentável de obras e construções”, completou o professor.