Embora seja agradável ao paladar, o açúcar branco e refinado não é o mais saudável para o organismo. De acordo com o médico endocrinologista Cesar Penna, o alimento recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização além de não trazer benefícios nutricionais.
“O açúcar é extraído de um produto natural, porém os procedimentos químicos durante o refinamento removem todos os nutrientes presentes na cana. O carboidrato é de altíssimo índice glicêmico, capaz de propiciar o ganho de peso e desencadear doenças como o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer, principalmente quando ingerido em excesso”, ressalta.
Por conta dos diversos malefícios que proporciona, há pouco mais de dois anos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reduziu a recomendação de consumo de açúcar de 10% para 5% das calorias diárias. Em uma dieta de duas mil quilocalorias, por exemplo, 100 delas poderiam vir do produto (equivalente a apenas 25 gramas).
Melado de cana
Subproduto da cana de açúcar, o melado consiste em um líquido espesso e de coloração bem escura. É rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6.
Stevia
Adoçante natural extraído de uma planta possui o poder de adoçar até 15 vezes mais que do o açúcar comum.
Mel
O mel tem diversos nutrientes essenciais para a saúde do nosso corpo, entre eles, proteína e sais minerais. O alimento possui vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, C e Biotina. No entanto, para quem deseja emagrecer, é preciso moderar o consumo.
Maçã
O açúcar de maçã que, apesar de ser pouco conhecido, é extremamente saudável e pode ser feito em casa. É uma forma de adoçar receitas e alimentos, além de aproveitar os diversos benefícios da fruta. O açúcar de maçã pode ser usado para adoçar na preparação de massas de bolo sorvete e doces
Açúcar mascavo
O açúcar mascavo é extraído da concentração do caldo-de-cana ao natural sem utilizar processos químicos.