Cotidiano

Curso de Letras da Uerr promove oficina de Libras em Alto Alegre

A oficina visa sensibilizar estudantes sobre problemas de comunicação entre comunidades surdas e ouvintes

Acadêmicos do 8º semestre do curso de Letras, do campus da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) de Alto Alegre, realizam neste sábado, dia 28, a oficina de Libras “Mãos que falam”, destinada a promoção da integração e envolvimento dos alunos surdos e não surdos da escola municipal Edneide Sales Campelo.

Segundo a coordenadora da oficina, Marinalva da Silva Brito, o projeto surgiu da necessidade de integrar os acadêmicos à realidade e às necessidades do Município. “Com este projeto acadêmico busca-se desenvolver ações de cidadania e justiça social, propiciando aos acadêmicos a oportunidade de desempenhar a prática pedagógica, socializando conhecimentos e contribuindo para inserção das comunidades surdas no processo intelectual e social”.

A oficina visa ainda sensibilizar estudantes sobre problemas de comunicação entre comunidades surdas e ouvintes, demonstrar a função social da Uerr, com a realização de projetos de cidadania, por meio da socialização do curso de Libras.

Para o pró-reitor de Extensão, André Russo, o trabalho tem cunho educativo/reflexivo acerca do uso adequado e necessário da Libras, em respeito ao processo comunicativo que envolve a comunidade surda de Alto Alegre. “Através deste projeto acreditamos contribuir para a inclusão e socialização do surdo, por meio da sensibilização da comunidade escolar”.

Durante a oficina, que será realizada no período da tarde do sábado, os acadêmicos apresentarão e treinarão o alfabeto de Libras, assim como, os números, família, animais, frutas e as cores. Também irão socializar diálogos simples, utilizáveis no dia a dia para facilitar a conversação, e vão explicar os pressupostos da datilologia e a utilidade na expressão de palavras que não possuem sinal.

Fonte: Secom-Uerr