Experiências culturais, destinos, resorts, empresas aéreas, parques temáticos, locadoras de veículos e empresas de tecnologia estão entre os segmentos que fazem parte da edição 47ª ABAV Expo que ocorre até amanhã (25) no Expo Center Norte em São Paulo. O evento promove a reunião de empresas com diferentes perfis de atuação, mostrando a diversidade da cultura brasileira e a força do turismo no país.
Além do mercado brasileiro, empresas de outros países fazem parte da feira, Camarões e Câmara Árabe Brasil, Ilhas Maldivas, Argentina, Bolívia, Cuba, Itália, Marrocos, Peru, República Dominicana, Taiwan e Uruguai apresentam seus pontos turísticos.
No stand de Roraima, peças de artesanato estão em exposição, entre eles, cocares, pau de chuva, tigelas de barro e biojoias produzidas pelas etnias wai-wai, taurepang, macuxi e yanomami.
O visitante paulistano Wagner Quirino comentou a curiosidade de conhecer o estado. “É a possibilidade de fazer um turismo verdadeiro, como deve ser feito, direto com a natureza, mas também gostaria de conhecer a culinária nortista” falou.
O escritor e autor do livro ‘Monte Roraima: a Morada de Makunaima’, Bruno Garmatz veio até a feira por conta própria. Ele trouxe os livros produzidos no estado para divulgar a literatura roraimense. Gaúcho, mora em Roraima há mais de 30 anos. A obra traz registros do grande Monte Roraima, além de outros pontos turísticos como a serra do Tepequém.
“A literatura e a cultura do nosso estado devem ser incentivadas como ponto forte do nosso turismo. Trouxe esse livro para mostrar ao público, resultado de quatro anos de produção” disse.
RORAIMA NA ABAV – O espaço Roraima na Feira possui área de 80 metros quadrados para atendimento ao público. Técnicos de quatro secretarias do governo fazem o atendimento ao público. Além do artesanato, são dispostos aos visitantes folhetes, conteúdos audiovisuais, apresentação musical com o cantor Hallyson Cristian e exposição de fotografias de pássaros de Roraima. O dinheiro proveniente da venda do artesanato será revertido aos artesãos.
Além de Roraima, outros stands da região norte tem seu espaço, Amazonas, Acre e Amapá mostram peças de artesanato e mostras de comida típica. “É uma viagem pelo nosso país, e o trajeto região norte vem chamando muita atenção de turistas pelo seu contato com direto com a floresta Amazônica” comentou Gisele Santos, visitante da Feira.
Sobre a ABAV Nacional
Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.
*A jornalista viajou a São Paulo a convite da Abav Nacional.