Política

Inaugurada estação elevatória que irá atender sete bairros

Ao todo, foram investidos quase R$ 90 milhões de recursos dos Governos Federal e Estadual.

RODRIGO SANTANA

Editoria de Cidades

Mais uma etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário em Boa Vista foi concluída na última semana, com a inauguração da Estação Elevatória Santa Tereza, no bairro piscicultura, e a construção de 128.459 km de rede de esgoto, totalizando um investimento de quase R$ 90 milhões de recursos dos Governos Federal e Estadual.

As obras entregues vão beneficiar os moradores dos bairros Cidade Satélite, Equatorial, Alvorada, Silvio Leite, Jardim Primavera, Jardim Equatorial e parte do Piscicultura. O presidente da Companhia de Água e Esgotos de Roraima (CAERR), James Serrador, disse que o novo sistema é um grande avanço para o estado.

“A gente recebe com muita satisfação essa obra, que amplia significativamente o esgotamento sanitário da capital. A empresa está preparada para operacionalizar esse sistema, que vai melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou. 

Ele disse ainda que está com boas expectativas para o próximo ano, quando o sistema deve atingir um percentual de abrangência de 93%.

“Além de Boa Vista, estamos preocupados com os outros municípios do estado. A empresa montou uma equipe de engenheiros para fazer projetos, para auxiliar os municípios que têm dificuldades para captar recursos, para que também melhore o saneamento básico do interior do estado”, explicou.

Ele lembrou que a CAERR irá ativar um sistema de esgotamento sanitário do município de Bonfim, que estava parado desde 2001. A previsão, segundo ele, é que o serviço de operacionalização comece no mês de outubro deste ano.

“Quatro estações elevatórias de esgoto já foram construídas e todas já possuem um sistema de distribuição de esgoto e uma lagoa de estabilização. Os moradores do município vão ganhar muito com esse investimento”, assegurou. 

O Governador de Roraima, Antonio Denarium, disse que sua gestão está empenhada em garantir melhorias no saneamento básico no estado e que está buscado recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional para executar as obras.

“Estamos entregando essa obra no bairro Piscicultura com muita alegria. Agora a capital irá ficar com mais de 75% do esgoto sanitário tratado. Temos a intenção de ampliar ainda mais, por esse motivo vamos apresentar projetos junto ao ministério para alocar recursos para construção da sexta etapa, em 2020, atingindo 100% do esgoto tratado”, garantiu. (R.S)