As causas da infertilidade são avaliadas a partir da história clínica do paciente e de exames complementares como o espermograma no homem e a histerossalpingografia na mulher. De acordo com o bioquímico Roosevelt Pontes, a presença de infertilidade no casal deve ser avaliada após 1 ano de tentativas de engravidar, mas em alguns casos deve-se procurar o médico antes, como quando a mulher tem mais de 35 anos de idade
“Existem uma série de exames relacionados que podem diagnosticar infertilidade o casal. O homem e a mulher com cerca de 25 a 30 anos de idade têm cerca de 20% de chances de engravidar nas tentativas, caso não ocorra eles devem começar a pensar em fertilidade após 12 meses” explica.
É aconselhável sempre buscar ajuda médica para fazer uma avaliação, já que a fertilidade do ser humano é relativamente baixa. “Estima-se que cerca de 10% dos casais têm problemas de infertilidade e que 20% deles vão apresentar problemas como dificuldade para gerar um filho, os problemas surgem tanto no homem quanto nas mulheres por isso a necessidade de investigar em ambos” ressalta.
Causas
As etapas do processo reprodutivo precisam estar em perfeito funcionamento para que a gravidez ocorra. As principais fases são a ovulação, a captação do óvulo pela tuba, a fertilização deste pelo espermatozoide e, por fim, a implantação do embrião formado no útero.
“As causas que impedem a gravidez são inúmeras, nas mulheres os fatores como problemas na ovulação (fator ovulatório), alterações tubárias (fator tubário), alterações no útero (fator uterino) e endometriose. Nos homens, Problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides influenciam na infertilidade” explicou.