Cotidiano

Prefeitura prorroga prazo para finalização de obras

Conforme o Executivo Municipal, os trabalhos deverão ser concluídos em setembro; as duas unidades juntas equivalem a mais de três milhões de reais

A Prefeitura de Boa Vista prorrogou o prazo de finalização das obras de duas unidades da creche e pré-escola ‘Proinfância’. De acordo com a decisão que foi publicada no Diário Oficial do dia 26 de março, a prorrogação será de 155 dias, a contar de 1º de abril. A empresa responsável pelas obras é a Construtora Ferraz LTDA.
Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou), a prorrogação de entrega das unidades se deu pela “inovação que o Executivo vem adotando nas construções de creches e escolas, garantindo maior estabilidade e segurança”. “Alguns materiais foram utilizados pela primeira vez no Estado e exigiram readaptações de cronogramas para execução das creches. Os prazos de entrega ainda estão relacionados à dificuldade de logística que existe para estes materiais chegarem a Boa Vista”, afirmou em nota enviada à redação.
As duas unidades, uma localizada entre as ruas Massaranduba e Pitombeira, bairro Paraviana, zona Norte; e a outra na rua Major Ecildon Pinto (antiga CC05), bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste, são provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. As duas obras juntas somam R$ 3.682.934,16. As obras começaram em setembro do ano passado, mas por problemáticas logísticas e necessidade de inovações, o executivo prorrogou o prazo de finalização para 3 de setembro deste ano.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Boa Vista, todas as unidades Proinfância contarão com blocos pedagógicos compostos por oito salas específicas, que incluem fraldário, sanitário, sala repouso, alimentação, atividades e solário. Além de sala multiuso, pátio coberto e playground. “Para atender a demanda do ensino da Capital, 17 creches estão com construções previstas. A maioria na zona oeste de Boa Vista. Deste número, seis serão entregues ainda este ano, duas já no próximo mês. Cada uma atenderá 224 crianças na faixa etária de zero a cinco meses e com 11 meses de idade”, complementou.
Para a dona de casa Lizete Silva, a construção de mais unidades escolares e creches para a comunidade possibilita maior estabilidade dentro do bairro onde mora. “Terminada essa obra, a vida das mães do bairro com certeza vai melhorar. Não vai ser mais preciso ter que se deslocar a procura de creche para outro bairro”, pontuou a moradora do bairro Senador Hélio Campos. (M.L)