A manifestação que impedia a passagem de condutores na BR-174 foi encerrada no fim da tarde dessa quinta-feira (10). A informação foi dada à Folha pelo Deputado Federal Jonathan de Jesus. Segundo ele, representantes da Cooperativa dos Garimpeiros tiveram uma conversa prévia com o Governador Antonio Denarium e devem se reunir na sexta-feira (11).
“Reuni-me agora a pouco com Jonas de Souza Matos que representa os Garimpeiros e ele foi ouvido pelo governador ao telefone e agendou para receber uma comissão amanhã. Já existe um compromisso de realizarmos um levantamento junto com o senador Mecias de Jesus para agilizar a atuação do garimpo em algumas áreas do governo federal e em áreas indígenas” explicou.
Os garimpeiros realizaram uma manifestação na BR-174, nas proximidades do Anel Viário que durou mais de 24 horas. A manifestação coordenada pela Cooperativa de Garimpeiros em Roraima bloqueou a rodovia e liberava a passagem de veículos a cada hora por 10 minutos.
A ação ocorre em paralelo em outros estados do país, entre eles, Amazonas, Mato Grosso, Amazonas, Pará e Amapá. A principal reivindicação, a regularização da profissão.
Os manifestantes solicitam uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e com a bancada federal para saber como anda o projeto que legaliza o garimpo e, principalmente, querem a garantia de poder garimpar nas terras durante a tramitação do projeto.