Estimular a expressão e a socialização entre as diferentes culturas existentes é o objetivo do projeto “Socializando com a música”, da estudante Rebeka Brassington , orientado pelo professor Lucas Lima. Aluna do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR)
Rebeka e o professor Lucas tiveram artigo aceito para o VI Congresso Nacional de Educação (Conedu), que ocorre em Fortaleza, Ceará, de 24 a 26 de outubro.
O artigo, elaborado a partir do projeto desenvolvido pela dupla, tem o seguinte tema: “Estudantes indígenas e venezuelanos: socializando com a música no IFRR-CAM”. A apresentação será realizada no dia 25 de outubro, no Grupo de Trabalho de Educação e Relações Étnico-Raciais.
Já de malas prontas para apresentação no congresso, Rebeka se diz entusiasmada. “Sempre estive bastante motivada para desenvolver este projeto, pois, desde pequena, tive grande interesse pela música e principalmente posso cantar no meu idioma, facilitando a minha forma de expressar, já que tenho dificuldades em falar em português. No projeto também tive a oportunidade de aprender a cantar músicas nas línguas tradicionais indígenas de Roraima”, revelou. “Estou muito feliz de participar do Conedu, pois poderei apresentar um pouco do projeto de que participo e conhecer outros trabalhos desenvolvidos por pessoas de todo o Brasil”, completou.
Para o professor orientador, Lucas Lima, a alegria não é menor. “Estou muito feliz e empolgado em poder apresentar um artigo e também fazer uma apresentação musical resultante de um projeto de extensão desenvolvido aqui no Campus Amajari. Precisamos conviver mais próximos dos nossos alunos e poder entender realmente suas realidades. Observar é um fator muito esquecido por muitos docentes que estão preocupados em transmitir um conhecimento já padronizado, sem testar alternativas, sem perceber que os alunos possuem, de alguma forma, conhecimentos e culturas que podem ser usados no ambiente escolar”, confessou.
O Conedu tem por objetivo propiciar discussões que valorizem as práticas de profissionais da educação, aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas e avaliativas; apresentar a produção do conhecimento por meio das discussões de grupos de trabalho; contemplar os participantes com as discussões sobre avaliação no contexto atual da educação envolvendo profissionais de diferentes setores de atuação; promover a integração entre educação, culturas, sujeitos e práticas.
O público-alvo do evento são professores da educação básica e do ensino superior, e estudantes de graduação, pós-graduação e de ensino médio e técnico.