Esporte

Apabv vence o 1º torneio do ano no Estado

Apesar de a equipe levar o título ao somar 943 pontos, quem dominou os números individuais de índices técnicos e eficiência foi a Aquática Marinho

A Apabv/6º BEC (RR) começou a temporada 2015 no Estado com o pé direito, ao vencer o 3º Torneio de Velocidade de Natação (Troféu Flamarion Vasconcelos), o primeiro do ano. A equipe foi campeã com 943 pontos, seguida pela Aquática Marinho/Assopbm (RR), com 792, e Aquática Nado Livre (AM), com 294, e Vila Olímpica, com 65. A competição foi realizada no último final de semana, na Vila Olímpica Roberto Marinho.
Apesar de a Apabv ser campeã, quem dominou os números individuais foi a Aquática Marinho, que consagrou sete dos oito atletas com melhor índice técnico, e seis dos oito nadadores mais eficientes – os que mais pontuaram para suas equipes.
O técnico da Apabv, Yorran Greco, destacou a preparação da equipe desde janeiro, e o desempenho de todos os seus atletas que baixaram suas marcas. “Tivemos vários atletas das categorias de base – mirim e petiz – e do técnico Wendell Lima que participaram pela primeira vez e saíram muito bem, alguns ganharam até medalhas”.
A técnica da Aquática Marinho, Astréa Teca Marinho ressaltou a boa atuação de sua equipe, que teve vários atletas que baixaram tempos. Ela também anunciou que o time agora se prepara para o Troféu Leônidas Marques, que será em Belém (PA).
A presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), Gilda Hupsel, gostou do que viu, e enfatizou a quebra de vários recordes, o que contribui para a melhora do nível técnico da competição.
MELHOR ÍNDICE TÉCNICO – Entre os atletas com melhor índice em suas categorias, se destacaram: No Infantil, Aymê Nobre, da Aquática Marinho, e Kleberson Silva, da Apabv; no Juvenil, Bárbara Silva e Guilherme Vicente, da Aquática Marinho; no Júnior, Amanda Nobre e Warllen Engler, da Aquática Marinho; no Sênior, Flávia Cantanhede, da Aquática Marinho, e Eduardo Amorim, da Apabv.
MAIS EFICIENTES – Entre os nadadores mais eficientes por categoria, se destacaram: No Infantil, Meyre Jane Souza (com 52 pontos), da Apabv, e Tharcisio de Melo (46), da Aquática Marinho; no Juvenil, Lilian Geovana Botelho (27), e Manoel Nascimento (30), da Aquática Marinho; no Júnior, Amanda Nobre (45), da Aquática Marinho, e André Alves (50), da Apabv; no Sênior, Flávia Cantanhede (45), e Felipe Maycon (30), da Aquática Marinho.
HOMENAGEM – O evento homenageia o jornalista Flamarion Vasconcelos, morto em 1998, vítima da diabetes. Ele foi um dos maiores incentivadores do esporte local, tendo atuado em emissoras de televisão, de rádio e jornais impressos, como a Folha. Após sua morte, federações locais, como a de natação e a de futsal, realizam competições com o seu nome, que inclusive é o nome oficial do estádio Canarinho, atualmente em reforma.
APOIO – A competição contou com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) e Defesa Civil.