O clima atual é de divergência entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Porém, a opinião do líder do grupo independente, G4, deputado Evangelista Siqueira (PT), é que não houve falta de apoio parlamentar para com o Poder Executivo.
Durante entrevista à Rádio Folha 100.3 FM, no programa Agenda da Semana, no domingo, 27, Siqueira informou que avalia a Assembleia como parceira do Estado nos últimos dez meses de gestão, motivo pelo qual entende que essa ‘guerra’ entre poderes precisa terminar.
“A Assembleia tem sido parceira do Governo. Não posso dizer que não. Sou deputado e tenho ajudado o Governo com o meu voto nos projetos de interesse da população. Às vezes, a gente diverge e vota contra. Eu não tenho que concordar em tudo. E também não tenho que concordar em tudo com o presidente Jalser [Renier], mas temos que construir juntos”, afirmou.
Evangelista afirma que a convergência deve terminar pelo bem do Estado e da população. “Não podemos ter dois líderes, o presidente da ALE e o governador, em pé de guerra com relação a alguns temas, sendo que os principais foram pautados e aprovados na Assembleia”, informou.
O deputado também ressaltou que o G4 defende que os líderes dos poderes sentem e conversem, por entender que a crise não leva a lugar nenhum. “Uma conversa sem intermediários. Muitas vezes os intermediários atrapalham mais do que se os líderes chegassem e colocassem as questões na ponta do lápis”, acrescentou.
O parlamentar ressaltou, no entanto, que a discussão dos temas e a chegada em um consenso entre os poderes não significa que um deverá aceitar as decisões do outro, sem pestanejar. “Tem muita coisa que nós concordamos e discordamos, mas o que aproxima?”, questionou. “O intuito é fazer com que os caminhos do Estado melhorem para que a população tenha a sua insatisfação atendida”, acrescentou. “Nós não vamos percorrer os caminhos do desenvolvimento do Estado sem a Assembleia e sem os projetos do Governo”.
G4 – Na última semana, deputados da Assembleia Legislativa formaram o grupo independente, G4, que tem como objetivo discutir pautas em comum e buscar um diálogo entre os poderes. Além de Evangelista, o grupo é formado pelos deputados Renan Filho (Republicanos), Renato Silva (Republicanos) e Neto Loureiro (PMB). A informação é que o grupo defenderá as matérias de interesse da população, sem a necessidade de um consenso partidário.
“Entendemos que cada um dos deputados que compõem esse grupo vai divergir. Pretendemos discutir quando isso acontecer. Em termos partidários, também divergimos na ideologia, mas entendemos que as demandas do Estado são maiores”, completou. (P.C.)